5 Tipos de Jardins mais utilizados por Paisagistas

HomeJardim e Decoração5 Tipos de Jardins mais utilizados por Paisagistas

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Jardim inglês, vertical, de verão, inverno … são tantas opções que fica até difícil escolher a melhor para nossa casa ou apartamento, né?

Mas afinal, você conhece as principais diferenças e características desses tipos de jardim?

No artigo de hoje, você vai conhecer todas! E para complementar, você ainda vai conferir quais plantas e flores são as melhores para compor cada tipo de jardim, truques de jardinagem para mantê-los sempre bonitos e saudáveis e ainda, dicas de como escolher a melhor opção para sua residência! Vamos lá?

Artigos que podem ser do seu interesse:

05 Ideias de Jardim Vertical: Para fazer em casa!

5 Melhores Aplicativos Gratuitos de Jardinagem!

6 Tipos de Plantas para Cultivar em Apartamentos

tipos de jardim

Jardim de Verão:

jardim-de-verao
Kalanchoe pinnata – Fonte: @someone25 via canva

O Jardim de Verão é todo colorido! Assim como o próprio nome já sugere, ele é composto por flores e plantas que se desenvolvem muito bem à exposição ao sol.

Girassol, azaleia, begônia, hibisco, alamanda e espada de São Jorge são ótimas opções para compor esse jardim! Além disso, para criar um ambiente mais aconchegante, você pode adicionar bancos e mesas de madeira, redes e até cadeiras suspensas, fica lindo!

E para cultivar esse tipo de jardim, é muito simples! A cada dois dias (a frequência depende das espécies de flores e plantas que compõem o jardim) faça regas abundantes pela manhã, retire semanalmente folhas secas e ervas daninhas e tome muito cuidado com pragas e insetos!

Jardim de Inverno:

Ao contrário do Jardim de Verão, o Jardim de Inverno é composto por flores e plantas que se adaptam muito bem às baixas temperaturas.

Normalmente, eles são construídos em ambientes internos de casas e apartamentos, já que não necessitam da luz direta  do sol para se desenvolver.

Outra característica bastante marcante, é que o Jardim de Inverno não é nada colorido, plantas com folhas verdes bem longas e flores brancas são mais comuns nesse tipo de jardim, transmitindo elegância e modernidade para qualquer ambiente.

Cultivar o jardim de Inverno também é muito fácil! Geralmente as regas devem ser feitas a cada uma vez por semana e adubação conforme a necessidade de cada espécie.

Jardim Vertical:

jardim-vertical
Lovely Rose – Fonte: zucculent_2021 via Instagram

Como o próprio nome já diz, o Jardim Vertical é construído na vertical! Inicialmente, ele foi criado como uma forma de adaptação, para pessoas que não possuíam muito espaço para cultivar flores e plantas no solo.

Mas o seu sucesso foi tão grande, que hoje em dia ele é muito utilizado na decoração de interiores, transformando ambientes tradicionais em modernos e agregando diversos benefícios, como: retenção da poluição, equilíbrio da temperatura local e ainda, serve como barreira acústica aos sons produzidos na rua, como carros e buzinas.

E aqui você pode adicionar as flores e plantas que mais gosta, dependendo claro, do tamanho do seu jardim! Geralmente eles são menores que os do solo e contam com o auxílio de vasos, cachepôs e suportes para sua sustentação.

Jardim de suculentas, cactos, violetas, antúrios são ótimas escolhas! Adicione também algumas flores e plantas suspensas e veja como seu ambiente ficará mais atrativo! Samambaias, clorofitos, petúnias e aspargos ficam bem bonitos!

Jardim Inglês:

jardim-ingles
Planta Yucca doente – Fonte: @Jason McKinney via Canva

Provavelmente você já viu esse tipo de jardim nos filmes, compondo cenários de grandes casas e residências estrangeiras.

Isso acontece porque o Jardim Inglês é muito popular na Inglaterra, pois é o estilo adotado pelo jardim do Palácio de Buckingham! Grama verdinha, flores coloridas e uma variedade bem grande de flores e plantas, lembrou?

Além disso, essas plantas e flores são plantadas propositalmente desalinhadas e de maneira aleatória, já que uma de suas características é criar a impressão de que elas cresceram assim pela própria natureza.

Mas o mais legal desse jardim é: misturar cores, texturas e alturas diferentes. Que pode ser composto pelas espécies de sua preferência e que você mais gosta! O objetivo é mesclar beleza, elegância e praticidade.

Jardim Japonês:

Já o Jardim Japonês é bem diferente! Seu estilo é baseado na cultura japonesa, por isso, ele é composto por plantas e flores do ocidente, como cerejeiras, pinheiros, bonsais, bambus e bordos. 

Além disso, uma característica muito marcante desse tipo de jardim é a água, normalmente no Japão, todos os jardins possuem um lago com carpas, o que pode ser muito bem substituído por pequenos aquários nas residências brasileiras.

Para decorar, você ainda pode utilizar pequenas pontes, pedras e lanternas! Elementos que juntos com as plantas e flores, transmitem ainda mais modernidade e contemporaneidade para o ambiente que está inserido.

Mas, independente do tipo de jardim que você escolher, o importante é usar a criatividade! Cultivar as plantas e flores que você mais gosta e ainda, decorar com muita criatividade. Quer conferir outras dicas de jardim para a sua casa? Então confira outros artigos na categoria de jardins e decoração do verde na web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados