Um objeto que pode mudar e crias ambientes únicos. Esse é o cachepot que tem um charme especial e é uma ótima opção na decoração de ambientes.
Hoje vamos falar sobre os principais tipos de cachepot que podem ser encontrados junto com uma sugestão de uso para cada modelo.
O que é um Cachepot?
Antes vamos relembrar, o que é um cachepot e para que serve, um cachepot é um objeto decorativo que você vai usar para colocar o vaso da sua planta dentro dele.
Lembre-se que não tem furos no fundo e vai servir como uma “casinha” ou um pratinho que usamos para acumular água, só que mais alto.
O ideal é usar o cachepot e o vaso juntos para facilitar na hora de trocar de recipiente e também na manutenção da planta e remoção de água e terra que podem ficar no fundo.
Principais Tipos de Cachepot
Agora que relembramos você sobre o que é, vamos falar dos principais tipos de cachepot que você pode encontrar. São muitos modelos que existem, então para te ajudar vamos falar dos mais populares.
1- Porcelana
Os cachepots de porcelana vão dar um ar de sofisticação aos ambientes mais clássicos, mas o problema é que eles podem ser mais frágeis, então escolha locais seguros para deixar.
Uma sugestão de planta é a orquídea que é uma flor sofisticada e vai combinar muito bem com a porcelana.
2- Cerâmica
Um pouco mais robusto que a porcelana, o cachepot de cerâmica é um modelo que nunca sai de moda que possui uma grande variedade de cores e padrões que vão dar ajudar a destacar o ambiente.
Uma sugestão de planta é as suculentas que são versáteis e ficam bem em cerâmica.
3- Madeira
Buscando um visual mais rústico ou natural, então os cachepots de madeira são a escolha ideal e vão combinar com todos os tipos de plantas gerando um ambiente mais acolhedor.
Uma sugestão de planta é a Ficus que tem folhas verdes e robustos que vai ajudar a criar um contraste com o cachepot de madiera.
4- Vidro
A modernidade está presente nos nossos dias e o estilo clean vem ganhando mais relevância, então o cachepot de vidro é a escolha perfeita que vai deixar que você veja as raízes e a terra.
Uma sugestão de planta é o Musgo que vai permitir criar um “mini jardim”.
5- Suspenso
Não tem muito espaço ou está pensando em criar uma decoração suspensa? Então considere usar os modelos de cachepots suspenso que vai da para colocar no teto e gerar um ambiente contemporâneo.
Uma sugestão de planta é a Samambaia que vão dar um toque tropical ao ambiente.
6- MDF
Uma maneira de economizar e criar cachepots únicos é através dos modelos de MDF que vão permitir que você possa pintar, colocar tecidos e até mesmo desenhar neles.
Uma sugestão de planta é a Pilea que é fácil de cuidar.
7- Papel
Outro modelo para quem quer economizar é os cachepots de papel que normalmente são de papelão mais grosso ou papel machê, o ponto negativo é que não vão durar muito igual outros materiais sendo ideal para eventos.
Uma sugestão de plantas são as suculentas que vão servir como presentinhos em eventos.
8- Palha
Para um ambiente mais Boho Chic ou tropical, a opção de palha é leve e combina muito bem com esses ambientes sendo bastante usado em varandas e áreas externas cobertas que vai adicionar um toque rústico.
Uma sugestão de planta são os Cactos que vão trazer um clima de deserto e combinar com o cachepot de palha.
Leia também: 10 Modelos de Cachepot para Suculentas e Cactos
9- Cimento
Um visual mais industrial e chique, o cachepot de cimento é a opção ideal, o material é extremamente durável e resistente e vai ajudar a dar um ar moderno ao espaço.
Uma sugestão de planta é a Zamioculca que tem uma folhagem brilhante e vai se destacar em um ambiente moderno.
Gostou de conhecer os principais tipos de cachepots? Então continue acompanhando os nossos materiais de jardinagem no blog Verde na Web e compartilhe a sua experiência nos comentários também!