Cacto Macarrão: Como cultivar e fazer mudas?

HomeCactosCacto Macarrão: Como cultivar e fazer mudas?

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Você conhece o cacto macarrão?

Muita gente já viu e até cultivou essa planta, mas muitos não sabem que ela é um cacto! Já que suas características são um pouco diferentes: seus caules são finos e cilíndricos e eles não possuem espinhos.

Além disso, essa planta é muito conhecida por atrair passarinhos, devido a sua cor bem verdinha, flores e frutos, que aparecem de vez em quando.

Continue acompanhando esse artigo para aprender como cuidar do cacto macarrão em casa e aproveite para conferir dicas de cultivo e muito mais!

Artigos que podem ser do seu interesse:

cacto macarrão
Fonte da imagem: @lalaplantas_

Características do Cacto Macarrão (Rhipsalis baccifera):

O Cacto Macarrão é formado por um longo caule, de formato arredondado, de onde saem várias pequenas ramificações. Todo esse caule possui coloração verde e se for cultivado de maneira pendente, pode chegar até 10 metros de comprimento!

Além de ser considerado uma planta pendente, também é cuma planta epífita, podendo assim ser cultivada também agarrada aos ramos de árvores.

O cacto macarrão não possui espinhos, mas mesmo assim, é importante lembrar que essa é uma espécie tóxica para os animais domésticos, portanto os mesmos não devem ingeri-la.

As frutas são pequenas e arredondadas, podendo ser brancas ou rosadas e surgem de janeiro a março. Elas são como um banquete para diversas espécies de pássaros que as visitam constantemente.

macarrao-cacto
macarrao-cacto

Como cultivar o Cacto Macarrão?

Vaso: 

O vaso ideal para o cultivo é aquele que pode ser pendurado como pendente, já que essa planta pode alcançar até 10 metros de comprimento!

Solo:

Para ter um cultivo ideal, você pode optar por cultivar o cacto macarrão em um substrato próprio  para cactos e suculentas.

Esses substratos são ótimos porque possuem uma boa drenagem, evitando que o acúmulo de água provinda das regas apodreça as raízes do cacto.

Luminosidade:

O cacto macarrão é originário das florestas, um local predominantemente de sombra e que não recebe os raios solares diretamente em seus caules.

Por isso, ao cultivar essa espécie em casa, é importante que você escolha um local de sombra e meia sombra e evite expor o vasinho ao sol nas horas mais quentes do dia.

Regas:

Diferente das demais espécies de cactos e suculentas, você precisa manter o solo sempre úmido, mas nunca com água em excesso. 

O ideal é que você irrigue o vaso sempre que perceber que o mesmo está seco. Essa espécie até aguenta alguns períodos de seca, mas para que ela fique sempre bonita e verdinha, é melhor que isso seja evitado.

Nos dias mais frios, principalmente no inverno, as regas podem ser mais espaçadas. Uma vez por semana é o ideal para manter o vaso sempre saudável.

Como fazer mudas?

Fazer mudas do cacto macarrão é bem simples! Confira a seguir os dois melhores métodos de propagação:

  1. Divisão de touceiras: consiste em retirar a planta do vaso e verificar onde há pequenas mudas começando a brotar já com as raízes. Essas mudas devem ser retiradas e cortadas com cuidado, para depois serem replantadas em um vaso.
  1. Estacas: já nesse método, basta cortar um pedacinho do caule do cacto e replantar em um vaso. Em breve, o mesmo irá começar a criar raiz e se desenvolver

Gostou de conhecer mais sobre o Cacto Macarrão? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de cactos no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados