Cacto Parafuso: Conheça tudo sobre essa raridade!

Cacto Parafuso: Conheça tudo sobre essa raridade!

O cacto parafuso chama a atenção de qualquer pessoa! 

Isso porque seu formato retorcido é bem diferente, fazendo com que ele se destaque no meio de outras espécies. Uma verdadeira raridade para os colecionadores de cactos e suculentas 🙂 

E sabe o que é melhor? Você pode cultivar um em casa! Continue acompanhando esse artigo para conferir dicas de como cuidar, além de conhecer mais sobre essa espécie encantadora.

Artigos que podem ser do seu interesse:

cacto parafuso

Características do Cacto Parafuso:

O Cacto Parafuso, também conhecido como Cacto Coluna, Cacto Espiral e até Cacto do Peru, é conhecido cientificamente como Cereus peruvianus.

De coloração verde azulada, esse cacto cresce em formato espiral. Alguns estudiosos explicam que essa é uma característica relacionada à evolução natural da espécie, já que cada volta do espiral forma áreas de sombra na planta, independente da posição do sol.

Quando é cultivado em ambientes ideais e forem realizadas trocas de vasos regulares, ele pode chegar a medir até 4 metros de altura e 12 centímetros de diâmetro.

Mas quando for manusear é preciso ter cuidado e atenção, seus espinhos são bem afiados e podem machucar!

Como cultivar o Cacto Parafuso?

Solo e Vaso:

O cultivo do cacto parafuso é bem similar às outras espécies de cactos.

Começando pelo solo, ele deve ser bem drenável! Por isso, recomendamos que você sempre utilize vasos com furos embaixo para facilitar o escoamento de água.

Você também pode adicionar alguns componentes drenáveis no seu vaso, como:

  • Adição de areia de construção na terra, em uma proporção de 50% de cada
  • Adição de uma camada de drenagem, que pode ser argila expandida, cascalho ou brita

Luminosidade e temperatura:

O Cacto Coluna se desenvolve muito bem quando é cultivado sob sol pleno, ou seja, ele precisa receber mais de 4 horas de exposição direta ao sol para que possa crescer forte e saudável.

Além disso, é importante prestar atenção na temperatura, já que este cacto não tolera temperaturas muito baixas, especialmente geadas. 

Por isso, o ideal é que o seu vasinho seja mantido em um local que receba bastante iluminação solar, em todas as estações do ano.

Regas e umidade:

O Cacto Parafuso é uma planta que não precisa de muita água para sobreviver. 

Por isso, o recomendado é regar o vaso a cada quinze dias, ou quando perceber que o substrato estiver seco (esse intervalo de tempo pode variar de acordo com as estações do ano e a região em que você mora).

Para não errar, você pode utilizar a técnica do palito: enfie o palito na terra, se o mesmo sair molhado, indica que o vaso ainda está absorvendo a umidade da última rega, caso contrário, você já pode regar o vasinho.

Floração do Cacto Parafuso:

cacto-parafuso-com-flor
Fonte da imagem: @gardenkinglondrina

Quando chegar na sua fase adulta, pode ocorrer a sua floração, que ocorre entre as estações da primavera e do verão.

De cor branca e com as bordas levemente rosadas, a flor desse cacto nasce através de uma haste, deixando a espécie ainda mais incrível e bonita!

Como fazer mudas do Cacto Parafuso?

Para fazer mudas, você pode esperar a flor secar e cortar a haste em que ela se apoiava.

Essa haste deverá ser replantada sob as mesmas condições que já abordamos nesse artigo, para assim, começar a brotar uma nova mudinha.

Gostou de conhecer mais sobre o Cacto Parafuso? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de cactos no blog.

André Oliveira

André Oliveira

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.