Cacto Cérebro: Um pedaço de cérebro na decoração da sua casa
Um cacto bem diferente e difícil de ser encontrado, esse é o cacto cérebro, uma espécie de cacto que por conta do seu crescimento cristata cria a aparência de um pequeno cérebro. O seu formato único faz que seja uma adição especial na coleção de muitas colecionadoras de suculentas e cactos.
No artigo de hoje, vamos te apresentar esse cacto mexicano contando suas principais características, dúvidas e como cultivar em casa.
Principais caracteristicas do Cacto Cérebro
Seu nome científico é Mammillaria elongata ‘Cristata’ e o termo cristata é por conta do seu crescimento anômalo que faz os cactos e suculentas crescerem de forma desordenada, no caso do cacto cérebro não é tão desordenada assim e nem monstruosa igual o cacto monstro.
A primeira vez que foi encontrado na natureza foi em 1753 por Carl Linnaeus, é um cacto nátivo da região central do México e sem sua forma cristata, você vai encontrar o Cacto Dedo de dama (Mammilaria elongata) que é bem mais fácil de ser encontrado para compra.
É um cacto perene que pode ser cultivado em vasos de barro ou de plástico como parte da decoração por conta do seu tamanho ficar entre 3 a 10 centímetros de altura e de precisar de poucos cuidados para conseguir desenvolver, além disso, possuem pequenos espinhos ao redor da sua estrutura, mas na base costuma não ter espinhos, e sim, algumas cerdas.
O que é o gênero Mammilaria?
De acordo com o Wikipédia, o gênero Mammilaria constitui 172 espécies da família Cactaceae sendo a maioria das espécies nativa do México, mas podendo ser ecnontrado em regiões como EUA, Caribe, Colômbia, Venezuela, Guatemala e Honduras. O responsável por descrever a primeira espécie foi Carl Linnaeus como Cactus mammillaris que teve relação com as características distintas das espécies desse gênero.
Resumo
Item | Descrição |
---|---|
Nome Científico: | Mammillaria elongata ‘Cristata’ |
Nomes Populares: | Cacto Cérebro |
Origem: | México |
Ciclo de Vida: | Perene |
Porte: | De 3 a 10 centímetros de altura |
Floração: | Ocorre no primeiro ano de vida na primavera e verão |
Clima: | Equatorial, Tropical e Subtropical |
Tem floração? Como é?
Sim, o Cacto cérebro tem floração no primeiro ano de vida durante a primavera e o verão com flores em forma de funil com coloração branca ou amarela. Lembre-se que para a floração ocorrer o cacto precisa ter as condições corretas de cultivo.
Como cultivar o Cacto Cérebro?
O cultivo da Mammilaria elongata ‘Cristata’ é simples, pois é um cacto que tem uma boa adaptação a ambientes com poucos nutrientes. Abaixo você vai conferir uma lista com dicas que preparamos sobre:
- Exposição a Luz: É um cacto de sol pleno, o que significa que precisa receber pelo menos 6 horas de sol diário, entretanto nos dias mais quentes é melhor proteger para que não queime.
- Substrato ideal: A sugestão é utilizar um substrato próprio para cactos. Caso opte por fazer, uma opção é misturar terra vegetal, areia e pedrisco em partes iguais para criar um solo drenável.
- Quantidade de regas: Regue com moderação, a dica aqui é esperar a terra secar completamente entre uma rega e outra. O excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes. Uma sugestão é regar 1x a cada 15 dias e no inverno aumentar o intervalo das regas.
- Clima para o cacto: Temperaturas amenas entre 15C a 25°C é o ideal para esse cacto. É importante proteger de temperaturas extremas sendo calor ou frio.
- Adubação ou Fertilização: Durante a primavera e o verão utilize um adubo espécifico para cactos a cada dois meses ou de acordo com as instruções da embalagem para evitar a sobrecarga de nutrientes e acabar queimando as raízes.
Leia mais em: Como Cultivar Cactos: Principais dúvidas e Ideias de decoração
É possível fazer mudas do cacto cérebro?
Sim, é possível de fazer através de sementes ou por divisão dos rebentos (brotos) que vão aparecer na base do cacto, mas no caso do cacto cérebro é mais difícil de chegar ao mesmo resultado por conta de ser uma espécie cristata que pode não ocorrer em todos os exemplares.
Pragas e doenças que podem surgir
Além das cochonilhas e pulgões que são pragas que costumam aparecem em cactos e suculentas, também temos o Ácaro vermelho que gosta mais das espécies de Mammillaria. É uma praga que vai ter a aparência de teias esbranquiçadas e vai deixando o cacto com aparência de bronzeado.
Uma sugestão de remoção é através da pulverização de água e álcool junto a um bom acaricida repetindo a cada dez dias para eliminar a presença do ácaro em todas as fases de desenvolvimento.
Outro problema que costuma ocorrer com o cacto cérebro é o apodrecimento que pode ocorrer por excesso de água ou acumulo de água em suas folhas por conta do seu formato que pode criar bolsões internos e acumular água, a sugestão para evitar isso é regar em quantidade adequada e pelas bordas do cacto.
Gostou de conhecer sobre a Mammillaria elongata ‘Cristata’?
Agora que você conhece um pouco mais sobre essa variedade de cacto, pode se aventurar no cultivo. Ela é perfeita para quem busca uma opção de decoração única e fácil de cuidar.
Lembre-se sempre de fornecer as condições ideais de luz, solo, rega, temperatura e adubação para que ela possa crescer saudável e bonita.
Referências:
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente