Cacto Parafuso: Conheça tudo sobre essa raridade!
O cacto parafuso chama a atenção de qualquer pessoa!
Isso porque seu formato retorcido é bem diferente, fazendo com que ele se destaque no meio de outras espécies. Uma verdadeira raridade para os colecionadores de cactos e suculentas 🙂
E sabe o que é melhor? Você pode cultivar um em casa! Continue acompanhando esse artigo para conferir dicas de como cuidar, além de conhecer mais sobre essa espécie encantadora.
Características do Cacto Parafuso:
O Cacto Parafuso, também conhecido como Cacto Coluna, Cacto Espiral e até Cacto do Peru, é conhecido cientificamente como Cereus peruvianus.
De coloração verde azulada, esse cacto cresce em formato espiral. Alguns estudiosos explicam que essa é uma característica relacionada à evolução natural da espécie, já que cada volta do espiral forma áreas de sombra na planta, independente da posição do sol.
Quando é cultivado em ambientes ideais e forem realizadas trocas de vasos regulares, ele pode chegar a medir até 4 metros de altura e 12 centímetros de diâmetro.
Mas quando for manusear é preciso ter cuidado e atenção, seus espinhos são bem afiados e podem machucar!
Como cultivar o Cacto Parafuso?
Solo e Vaso:
O cultivo do cacto parafuso é bem similar às outras espécies de cactos.
Começando pelo solo, ele deve ser bem drenável! Por isso, recomendamos que você sempre utilize vasos com furos embaixo para facilitar o escoamento de água.
Você também pode adicionar alguns componentes drenáveis no seu vaso, como:
- Adição de areia de construção na terra, em uma proporção de 50% de cada
- Adição de uma camada de drenagem, que pode ser argila expandida, cascalho ou brita
Luminosidade e temperatura:
O Cacto Coluna se desenvolve muito bem quando é cultivado sob sol pleno, ou seja, ele precisa receber mais de 4 horas de exposição direta ao sol para que possa crescer forte e saudável.
Além disso, é importante prestar atenção na temperatura, já que este cacto não tolera temperaturas muito baixas, especialmente geadas.
Por isso, o ideal é que o seu vasinho seja mantido em um local que receba bastante iluminação solar, em todas as estações do ano.
Regas e umidade:
O Cacto Parafuso é uma planta que não precisa de muita água para sobreviver.
Por isso, o recomendado é regar o vaso a cada quinze dias, ou quando perceber que o substrato estiver seco (esse intervalo de tempo pode variar de acordo com as estações do ano e a região em que você mora).
Para não errar, você pode utilizar a técnica do palito: enfie o palito na terra, se o mesmo sair molhado, indica que o vaso ainda está absorvendo a umidade da última rega, caso contrário, você já pode regar o vasinho.
Floração do Cacto Parafuso:
Quando chegar na sua fase adulta, pode ocorrer a sua floração, que ocorre entre as estações da primavera e do verão.
De cor branca e com as bordas levemente rosadas, a flor desse cacto nasce através de uma haste, deixando a espécie ainda mais incrível e bonita!
Como fazer mudas do Cacto Parafuso?
Para fazer mudas, você pode esperar a flor secar e cortar a haste em que ela se apoiava.
Essa haste deverá ser replantada sob as mesmas condições que já abordamos nesse artigo, para assim, começar a brotar uma nova mudinha.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente