Cacto Castelo de Fada: como cultivar em casa?
Você conhece o Cacto Castelo de Fada?
Provavelmente você já deve ter visto esse cacto fazendo parte de uma decoração externa, como um jardim.
Essa espécie é muito utilizada em decorações, visto que essa planta é muito fácil de cultivar e ainda, é muito bonita em todos os estágio da sua vida.
Ficou curioso em conhecer mais sobre o Cacto Castelo de Fada? Então continue acompanhando esse artigo, vamos te contar tudinho!
Artigos que podem ser do seu interesse:
Principais características:
O Cacto Castelo de Fada, também conhecido como Cacto Triangular, é nomeado cientificamente como Acanthocereus tetragonus. Essa espécie pode ser encontrada facilmente na América do Norte, Central e do Sul.
Essa planta é chamada de “castelo de fada” porque sua aparência é muito parecida com um castelo: suas hastes crescem em formato de colônia, com ramificações que podem aparecer desde a base até as extremidades.
Seus ramos são grossos e compridos, podendo chegar até a 7 metros de comprimento se forem cultivados em ambientes ideais e forem realizadas trocas de vaso periodicamente.
Só tome cuidado com os espinhos deste cacto, eles são um pouco afiados e podem machucar caso sejam manuseados sem as luvas de proteção.
Como cultivar o Cacto Castelo de Fada?
Vaso:
O vaso ideal para o cultivo do cacto castelo de fada é aquele de barro, já que ele seca mais rápido. Porém, este cacto também pode ser cultivado em vasos de plástico, desde que a frequência de regas não seja exagerada.
Solo:
Para ter um cultivo ideal, o solo deste cacto precisa ser bem arenoso! Para deixá-lo assim, você pode misturar terra vegetal e areia de construção, em partes iguais, para ter bons resultados.
Não é necessário adicionar muitos compostos orgânicos no solo, como húmus e estercos, já que esse tipo de cacto está acostumado com solos pobres em nutrientes e não necessita dos mesmos para se desenvolver.
Se você perceber que o cacto está precisando de algum componente, o que você pode fazer é adicionar substratos ou fertilizantes próprios para cactos. Geralmente, eles são comercializados em mercados e até floriculturas.
Luminosidade:
O cacto pode ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra.
A única diferença que você irá perceber nesses dois tipos de cultivo é a coloração dos ramos do seu cacto, quanto mais luz solar eles receberem, mais avermelhados poderão ficar.
O importante é não cultivar o cacto castelo de fada na sombra. Ele precisa receber luz solar direta ou indiretamente, por no mínimo, 4 horas por dia!
Regas:
Assim como todas as outras espécies de cactos, as regas podem ser feitas somente quando você perceber que o solo do vaso está seco.
Se quiser, pode utilizar a técnica do palito de dente: enfie o palito na terra, se o mesmo sair molhado, indica que o vaso ainda está absorvendo a umidade da última rega, caso contrário, você já pode regar o vasinho.
Só não deixe o vaso com excesso de água, visto que esse é um dos fatores mais comuns que leva estas plantas à morte.
Como fazer mudas?
Para fazer mudas é muito fácil!
Basta destacar alguns brotinhos laterais da planta matriz, preferencialmente aqueles que estão mais próximos à base e deixá-los descansando por alguns dias, para que o corte no ramo possa ser cicatrizado.
Depois, plante o brotinho em um novo vaso, com as mesmas características que abordamos ao longo deste artigo.
Você vai perceber que o cacto castelo de fada tem um crescimento bem lento, por isso, não se preocupe se ele estiver demorando para crescer.
Gostou de conhecer mais sobre o Cacto Castelo de Fadas? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de cactos no blog.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente