O Carpobrotus acinaciformis, conhecido como Chorão, é uma suculenta de crescimento rápido que forma uma densa cobertura de ramos traçantes. Vamos explorar suas características e como cuidar dessa planta.
Classificação Científica
- Nome Científico: Carpobrotus acinaciformis (L.) L. Bolus
- Nome Comum: Sally-my-handsome, Giant Pigface, Elands Sourfig, Hottentot Fig, Sour Fig, Horse Fig, Creeping Fig, Pigface, Ice Plant, Highway Ice Plant
- Sinônimos: Mesembryanthemum acinaciforme
- Classificação Científica: Família Aizoaceae, Subfamília Ruschioideae, Tribo Ruschieae, Gênero Carpobrotus
Origem
Essa espécie é nativa das dunas costeiras do Cabo Ocidental, África do Sul.
O Carpobrotus acinaciformis é uma suculenta que forma uma densa cobertura de ramos traçantes com folhas amareladas a verde-grama, frequentemente avermelhadas nas bordas. Os ramos podem crescer até 2 metros de comprimento.
As folhas são triangulares em corte transversal e dispostas em pares opostos. Elas podem chegar a 13 cm de comprimento e 1,8 cm de espessura. As flores solitárias são brilhantes rosa-violeta a magenta escuro.
São semelhantes a margaridas, com muitos estames rodeando um estigma em forma de estrela-do-mar, podendo atingir até 15 cm de diâmetro, e aparecem no final de um talo curto principalmente na primavera e verão. Os frutos comestíveis são amarelos, com até 3,5 cm de diâmetro, e fragrantes quando maduros.


Cuidados e Cultivo
Cuidados Gerais
As plantas de Carpobrotus são notoriamente fáceis de cuidar. Desde que o solo drene bem, permita que o solo seque entre as regas e faça podas para manter a forma da planta, há pouco mais a fazer.
Problemas de Saúde
As principais ameaças à saúde da planta são os percevejos-espumosos e algumas podridões de raiz e caule. Você pode evitar a podridão minimizando a rega por cima durante períodos em que a planta não seca antes do anoitecer. Os insetos se removerão se você pulverizá-los com sabão hortícola.
Cultivo em Vasos
Cultivar Carpobrotus em vasos é ideal, e você pode invernar as plantas em regiões temperadas. Basta trazer o vaso para dentro e regar profundamente. Corte a planta, deixe-a secar e deixe-a em um local quente durante o inverno.
Na primavera, retome a rega regular e mova a planta para uma situação de luz plena com alguma proteção contra os raios queimantes. Gradualmente reintroduza a planta às temperaturas ao ar livre até que ela possa tolerar um dia inteiro fora.