Como fazer mudas de suculentas? Passo a Passo!

HomeSuculentasComo fazer mudas de suculentas? Passo a Passo!

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Como fazer mudas de suculentas? Diferente das flores e das plantas, as suculentas possuem um método muito mais fácil de reproduzir: através das suas folhas!

Isso mesmo, aproveite aquela folhinha que caiu e crie uma nova muda a partir dela! Quer descobrir como? Então continue acompanhando esse artigo para aprender mais e aproveite e confira também dicas e truques especiais de suculentas, confira!

Você também pode se interessar por:

Como plantar Girassol: Aprenda como fazer corretamente

Como fazer um MINI Terrário de Suculentas?

Como fazer um Jardim de Suculentas? Dicas, ideias e fotos!

como fazer mudas de suculentas

Prepare o vaso para receber a muda:

As suculentas precisam de uma preparação para fazer mudas, então o primeiro passo é preparar o vaso da planta e aqui podemos seguir a mesma estrutura:

  1. Escolher um vaso com furinhos em baixo
  2. Fazer uma primeira camada de substrato
  3. Preencher o vaso com terra adubada

Esses passo a passo é fundamental, já que o vaso precisa ser bem drenável para o desenvolvimento da planta, que como você já sabe, são de origem desértica e não se adaptam muito bem em ambientes muito úmidos.

Dica extra: Para fazer o substrato para vasos de suculentas, você pode misturar areia (aquelas mesmo utilizadas em construção) com terra, na mesma proporção. Essa mistura, fará com que o vaso fique bem drenável, além de ser uma opção fácil de fazer em casa!

Escolha as folhas certas:

Com o vaso preparado, você já pode começar a escolher as folhas certas para plantar! Para isso, você pode reaproveitar uma folha que já tenha caído da planta ou até mesmo arrancar.

Se você escolher a segunda opção, só deve prestar atenção e fazer isso com muito cuidado, já que as folhas precisam ser destacadas desde a base do caule da suculenta.

Este processo é importante, pois pode acontecer das folhas quebrarem com muita facilidade antes de serem retiradas, o que não é nada bom, já que é justamente na base que são formadas as raízes para uma nova muda.

Coloque as folhas em cima terra:

Depois de escolher as folhas certas, coloque-as em cima do vaso já preparado e com o dedo, pressione levemente a terra ao redor da mudinha. Depois, polvilhe um pouco de terra seca na ponta destacada, pois é ali que a nova suculenta vai nascer!

Não é necessário cobrir ou enterrar a folha na terra, já que a nova mudinha irá se desenvolver a partir das raízes da folha, que já estão em contato direto com a terra do vaso.

Coloque pedrinhas ao redor da folha:

Para finalizar o processo de plantação, depois que a folha já estiver bem acomodada na terra, coloque pedrinhas ao redor da nova muda que irá nascer para conservar a umidade da terra.

Importante: escolha pedrinhas que não sejam coloridas artificialmente, pois ao regar a planta, elas podem soltar substâncias químicas que danificam o desenvolvimento do vaso!

Regue a cada dois dias:

As mudinhas, ainda que pequenas, também precisam de água! Por isso, faça regas regulares a cada dois dias e deixe o vaso exposto ao sol somente nos horário menos quentes do dia (como no início da manhã e no final da tarde). 

Dica Extra: Você pode fazer as regas com o auxílio de um borrifador, pois como as mudinhas são delicadas e não estão enterradas na terra, ao regar com muita água, elas podem se movimentar e até, se soltar! O que não é bom para o seu desenvolvimento.

Espere a folha maior se soltar e pronto!

Quando finalmente o brotinho nascer (isso acontece dentro de algumas semanas) e ficar com folhas maiores, você pode esperar a folha que deu origem a essa nova suculenta cair.

Caso demore mais de três semanas para isso acontecer, você pode arrancar a folha com muito cuidado e pronto! Sua nova suculenta já estará em desenvolvimento. Assim, é só continuar a leitura no artigo Como Cuidar de Suculentas para garantir que a planta tenha um cultivo bem saudável e fique muito bonita!

Gostou de conhecer dicas de como fazer mudas de suculentas? Então confira mais artigos de dicas de suculentas que preparamos pra você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados