Como Plantar Abacate em Vaso – Guia e Cuidados necessários

Como Plantar Abacate em Vaso – Guia e Cuidados necessários

Uma fruta tropical que traz sabor e saúde para a nossa dieta. Esse é o abacate, uma opção de fruta para se ter na horta de casa.

No artigo explicaremos mais sobre o cultivo desse fruto e já adiantamos que você vai precisar de paciência para poder colher os frutos do cultivo.

Não se esqueça! Achou alguma informação útil ou quer compartilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário no final do artigo!

Como plantar abacate em vaso

O passo inicial para o plantio do abacate em vaso é escolher um vaso grande e profundo com furos de drenagem. Vale mencionar que a muda tem que ter cerca de 20cm a 30cm de altura.

Após escolher o vaso, você vai adicionar uma camada de cascalho ou pedras no fundo para melhorar a drenagem.

Em seguida encha o vaso com uma terra ou substrato apropriado para abacate e plante a muda. Agora, o local de plantio deve receber bastante sol.

Como plantar a partir do caroço

Um outro método mais utilizado é a partir do caroço que ai dispensa a necessidade de comprar uma muda, mas é um método mais demorado, pois o abacate sem enxerto pode levar até 8 anos para dar frutos.

Passo a passo para plantar a partir do caroço:

  1. Escolha o caroço, lave bem e deixe secar.
  2. Pegue três ou quatro palitos de dente e espete o caroço na parte mais larga.
  3. Pegue o caroço e suspensa sobre um copo de água com a base submerda.
  4. Dentro de algumas semanas, ai raízes vão começar a brotar.
  5. Quando as raízes chegarem a cerca de 15 centímetros, plante o caroço em um vaso.

Como fazer o enxerto

Uma maneira de acelerar o desenvolvimento do abacate é através do enxerto, pois isso pode reduzir de 8 anos para 2~3 anos para dar frutos.

Passo a passo para fazer o enxerto:

  1. Pegue uma muda de 20 a 30cm de altura, com cerca de 1cm de diâmetro do caule e semi-lenhosa.
  2. Conte até a terceira folha do caule (de baixo para cima) e faça um corte com cerca de 3 cm de comprimento da última folha.
  3. Agora pegue um galho de planta que já está na fase adulta com cerca de 1cm de diâmetro do caule e semi-lenhosa.
  4. Faça um corte em formato de V.
  5. Na muda que já está plantada, você vai fazer um corte ao meio para poder encaixar a planta adulta.
  6. Agora una as duas partes e prenda com fita adesiva de baixo para cima.
  7. Por último coloque uma sacolinha plástica para proteger o enxerto da úmidade e do sol.

Após cerca de 15 a 30 dias, você vai ver que as gemas vão começar a brotar e isso significa que você pode retirar a proteção.

Atenção! A muda nova provavelmente vai ter gemas intactas, o que significa que vão começar a brotar e você vai precisar remover para que a energia da planta seja mandada para o enxerto.

Cuidados necessários

É imprtante saber como cultivar o abacate para que a planta cresça saudável e possa produzir frutos saborosos. Isso vai ter influência na escolha do solo e até mesmo a frequência de rega.

Solo

O solo ideal precisa ser bem aerado, com boa drenagem e rico em matéria orgânica.

Você pode adicionar composto orgânico, húmus de minhoca ou adubo de liberação lenta para fornecer os nutrientes necessários.

Outra dica é fazer um teste de pH do solo, pois o abacateiro prefere solos com pH entre 6 a 6,5.

Clima

Uma planta tropical que gosta de calor e umidade, então a preferência é por climas mais quentes com temperaturas entre 24 a 30°C.

No caso de geadas e temperaturas mais baixas, a planta até consegue tolerar, mas é necessário trazer para dentro de casa ou considere fazer o cultivo em uma estufa.

Regas

O excesso de água causa problemas como o apodrecimento das raízes. O ideal é ter um solo úmido, mas não encharcado.

Na primeira regua, faça em abundância e nas seguintes espere o solo secar parcialmente para regar novamente. No verão, considere aumentar a frequência e no inverno reduz a quantidade de água, pois o abacateiro estará em dormência.

Colheita

A colheita do abacate sem enxerto pode levar até 8 anos para ocorrer, agora se você preferiu fazer através do enxerto isso pode ser dentro de 2 ou 3 anos após o plantio.

O que vai ajudar no processo de desenvolvimento são as condições de cultivo e o sinal que o fruto está pronto para ser colhido é quando começa a escurecer e a fruta fica levemente macia ao toque.

Na hora de colher, colha um pouco antes de ficar maduro e para isso use uma tesoura de poda para cortar o pedúnculo, isso vai ajudar a evitar que arvore ou fruta seja danificada.

Qual o Vaso do tamanho ideal?

Na hora de escolher o vaso do abacate, é necessário que ela tenha pelo 50L, pois isso vai permitir que as raízes consigam se desenvolver livremente.

Lembre-se que o abacate é uma planta que não gosta de ficar trocando de vaso, então o melhor é escolher um definitivo.

Abaixo deixamos uma sugestão de vaso para abacate que você pode achar interessante.

vaso vasart
vaso vasart – atenção que o preço pode sofrer alteração sem aviso prévio

Acesse para comprar: Vasart Malta Vaso de Flores Redondo, Rusty, 52x42cm

Cultivar abacates em casa pode ser uma experiência recompensadora e agradável, proporcionando frutas deliciosas e saudáveis diretamente do seu jardim ou varanda.

Independentemente do método de plantio que você escolher, seja a partir de uma muda, de um caroço ou através de enxerto, é fundamental prestar atenção aos cuidados necessários, como a escolha do solo, o clima adequado, a frequência de regas e o momento certo para a colheita.

Escolher um vaso de tamanho ideal também é crucial para garantir que a planta tenha espaço suficiente para crescer saudável. Com dedicação e paciência, você poderá desfrutar de abacates frescos e saborosos, cultivados com suas próprias mãos.

Gostou de conhecer mais sobre o cultivo do abacate? Então continue acompanhando os materiais de frutas do nosso blog Verde na Web!

Referência:

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.