Como plantar o alface em garrafa pet com passo a passo

Como plantar o alface em garrafa pet com passo a passo

Uma prática sustentável e econômica, o cultivo de alface em garrafa pet é uma ótima maneira de reutilizar materiais que seriam descartados e de ter um alimento saudável e livre de agrotóxicos em casa.

No artigo de hoje, vamos explorar como plantar o alface em garrafas pets e os cuidados necessários durante o cultivo para ter uma boa colheita.

img -mudas de alface em garrafa pet - fonte: hideko1979 via Canva
img -mudas de alface em garrafa pet – fonte: hideko1979 via Canva

Cuidados com o Alface

O alface é uma hortaliça que pode ser cultivado em um beiral de janela ou varanda desde que receba pelo menos 5 horas de luz solar direta por dia e o substrato precisa estar úmido, mas não encharcado.

Uma dica é regar o alface nas primeiras horas do dia, antes do sol mais forte, outro ponto é em relação a temperatura que o alface prefere climas mais amenos com temperaturas entre 15 a 20C°.

Como plantar o alface em garrafa pet

Para plantar o alface em garrafa pet, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Garrafas pets
  • Sementes de alface ou mudas pequenas
  • Tesoura e estilete
  • Substrato ou terra vegetal
  • Corda ou barbante cortados

Preparando a garrafa pet:

Com a garrafa pet de 1.5L ou 2L em mãos, você vai fazer um corte circular dois dedos abaixo após o início do rótulo da garrafa.

Pegue a parte superior e faça um furo na tampa da garrafa para que seja possível passar uma corda ou barbante.

Pegue a corda e passe pelo furo que foi feito na tampa, agora pegue a parte superior e coloque dentro da parte inferior com a tampa virada para baixo, isso vai permitir que a corda fique dentro e submerso pela água.

A água que vai ficar dentro da garrafa vai servir como um reservatório que vai levar a água através da corda para o alface, isso ajuda a diminiuir a necessidade das regas constantes que o alface precisa.

Substrato para o alface:

Agora que o recipiente já está pronto, você vai preparar um substrato leve com boa drenagem e matéria orgânica ou pode optar por terra vegetal para plantio.

Com o susbtrato pronto, você vai colocar na parte superior da garrafa pet que vai servir como base para receber a muda do alface.

Garrafa pet preparada para receber semente de alface - Fonte: Horta em casa organica via youtube
Garrafa pet preparada para receber semente de alface – Fonte: Horta em casa organica via youtube

Agora é hora de plantar

A dica na hora de comprar a semente de alface é comprar as mais novas que conseguir achar, isso é possível verificar no rótulo do produto.

Com as sementes em mão, você vai fazer um pequeno furo com cerca de 1cm de profundidade e colocar de 3 a 4 sementes, tampar o buraco e jogar um pouquinho de água para ajudar a germinar.

Agora com isso feito, é só manter os cuidados básicos!

Leia também: Alface em Vaso: Os Segredos de um Alface Perfeito

Canteiro de alface em garrafa pet - Fonte: Receitas do Noca via Youtube
Canteiro de alface em garrafa pet – Fonte: Receitas do Noca via Youtube

Colheita do Alface

Normalmente a colheita do alface, ocorre entre 50 a 100 dias e as folhas vão estar bem desenvolvidas e com uma cor vibrante que vai indicar que é o momento da colheita. Lembrando que a colheita vai depender das condições de cultivo.

Gostou de conhecer sobre como plantar pitaia em vaso?

O cultivo de alface em garrafa pet vai proporcionar uma alimentação mais saudável e vai ajudar a contribuir com a redução do desperdício de plástico trazendo mais sustentabilidade e consciência para casa.

Também gostariamos de te convidar a deixar o seu comentário compartilhando a sua experiência ou dúvida sobre o plantio de pitaia e continue acompanhando os artigos sobre horta aqui do Blog Verde na Web!

Referências:

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.