Como plantar Melancia: Dicas para ter um fruto doce na Horta

Como plantar Melancia: Dicas para ter um fruto doce na Horta

A melancia é um fruto que 90% da sua composição é água e que em toda feira ou supermercado você vai encontrar o seu fruto sendo vendido para consumo, mas você sabia que o seu cultivo é simples e pode ser feito em hortas doméstica? Pois então!

Neste artigo você saber como realizar o plantio da melancia na sua horta e dicas importantes para ter um fruto grande e doce na colheita.

img - como planntar melancia - fonte: canva
img – como planntar melancia – fonte: canva

Tipos de melancia

A melancia (Citrullus lanatus) é uma fruta que possui mais de 50 tipos de espécies para serem consumidas, entre as três mais populares estão a melancia forrageira, polpa amarga e a polpa mais açucarada. Essa última é a mais popular no Brasil e a polpa pode ser encontrada na cor branca, amarela e vermelha.

Então quando você for plantar a sua melancia, provavelmente, vai achar sementes da polpa açucarada nos gardens e floriculturas.

Como plantar melancia?

Na hora de plantar a sua melancia é necessário saber a época do plantio e que é uma planta que não vai ficar para sempre na sua horta, pois um pé de melancia rende até 1,35 fruto. Sabendo disso, você vai precisar plantar novamente para continuar colhendo frutos.

Preparo do Solo

Começaremos falando sobre o preparo do solo, a melancia adora um solo mais arenoso com boa drenagem e rico em matéria orgânica. Então a opção é utilizar a terra vegetal com pelo menos 1kg de humus de minhoca, esterco bovino ou um adubo para plantas de sua preferência.

Hora de plantar

Depois de preparar o solo, você vai precisar de um local com pelo menos 1 metro de distância entre as mudas e com no mínimo 3 metro de largura – Isso no caso do cultivo direto na terra. Coloque cada semente em buracos de 30 a 40 cm de profundidade e diâmetro

Agora caso opte pelo plantio em vaso, você vai precisar de um suporte ou estaca para que as folhas consigam crescer na vertical e como o fruto é mais pesado vai acabar descendo para a base do vaso.

Atenção – O mês ideal para plantar a melancia é em Outubro! Não sugerimos o plantio em outras épocas por conta da capacidade de absorção de água pelo fruto que vai acabar inchando demais e perdendo o sabor.

Luminosidade e Clima

A melancia é um fruto que ama climas quentes e a luz direta do sol, então o seu plantio em condições externas deve ser feito em regiões que vão de 20°C e 34°, mas também é possível plantar em estufas.

Regas

Durante a fase de crescimento, regue bastante a sua melancia através de um sistema de irrigação ou regas manuais para garantir um bom desenvolvimento, mas evite de deixar o solo encharcado. Quando a planta começar a gerar as flores e frutos, o ideal é diminuir a quantidade de regas.

Após a fase de crescimento, a planta vai entrar na fase de floração e frutos, um ponto que você vai poder observar são os pelinhos que ajudam a planta a reter umidade e o excesso de água nesse período faz o fruto crescer demais e perder a doçura.

Uma dica extra – Quando o fruto começar a surgir e chegar ao solo você pode colocar uma base de papelão em baixo para evitar o contato direto com o solo.

Quando é a colheita?

Dependendo das condições de colheita pode levar até 45 dias para o fruto estar maduro, neste momento você deverá observar se o caule está começando a secar e ficando amarronzado, a parte da fruta que está em contato com a terra ficará um pouco mais amarelada, a casca se tornará mais áspera e a batida oca.

Gostou de conhecer o plantio da melancia?

Uma fruta grande e doce que é amada por milhões de brasileiros, essa é a melancia que você pode cultivar na sua horta de casa seguindo as dicas que passamos e garantir um fruto excelente.

Aproveitamos esse momento para te convidar a deixar o seu comentário com mais dicas sobre o cultivo de melancia que você ache interessante e continue acompanhando os  materiais sobre horta do nosso blog Verde na Web!

Referências:

Tags

News

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.