Descubra Como plantar Pitaia em Vaso

Descubra Como plantar Pitaia em Vaso

Conhecida como a fruta do dragão, pitaia é um fruto nativo das regiões da América Central e México. No comércio você poderá encontrar três espécies de pitaias que são a branca, amarela e a vermelha.

No artigo de hoje, vamos ensinar você a como plantar pitaia em vaso e cultiva-lá!

img - como plantar pitaia em vaso - Fonte: gnout via Canva
img – como plantar pitaia em vaso – Fonte: gnout via Canva

Características da Pitaia:

A Pitaia é o fruto das espécies de cactosepífitos que pertencem aos gêneros Hylocereus e Selenicereus. Essa é uma planta bem resistente e que requer pouca manutenção para ser cultivada.

No cultivo da pitaia, é necessário ter paciência, pois seus frutos podem levar cerca de 2 a 3 anos para surgirem se forem a partir de uma muda jovem.

Agora no caso de mudas de uma planta adulta, o fruto pode surgir em cerca de 1 ano e meio após o plantio.

O seu fruto é bem característico com a parte externa sendo de uma cor forte e o seu interior sendo branco com pontinhos pretos que são as sementes, por conta disso, é um fruto que chama bastante atenção.

Como cultivar a Pitaia:

No cultivo da pitaia, a sugestão é posicionar o vaso em um local que receba de 6 a 8 horas de sol direto por dia e a quantidade de regas pode ser 2x na semana principalmente durante o período de crescimento.

Uma outra dica é usar um fertilizante líquido que pode ser a borra de café uma vez ao mês ou a cada dois meses para fornecer nutrientes a planta. Isso vai ajudar a estimular o crescimento e floração.

Já a poda durante o crescimento da planta precisa ser feito dos brotos laterais para que a planta direcione energia e nutrientes para o ramo principal.

Como Plantar Pitaia em vaso:

O processo de como plantar pitaia em vaso é simples sendo necessário ter atenção aos períodos de adubação para que a planta consiga ter mais nutrientes para desenvolver.

Escolha do vaso

O primeiro passo é escolher um vaso de pitaia que seja grande, o mínimo sugerido é que sejam vasos com pelo menos 30cm de profundidade para o plantio.

Estaca de apoio (Tutor)

Para formação da copa da pitaia, é necessário que ela tenha uma estaca de apoio para desenvolver as raízes e assim crescer formando a copa.

Você pode pegar um pedaço de madeira de pelo menos 1.5m de comprimento para colocar no vaso, nessa madeira vai precisar colocar um suporte para prender ao vaso e outro suporte para a copa ficar apoiada.

Solo da Pitaia

Com o vaso e estaca preparada, você vai preparar um solo que tenha boa drenagem que pode ser feito através da mistura de terra comum, areia e matéria orgânica para fornecer os nutrientes.

Além do solo, separe o material que vai no fundo do vaso que pode ser argila expandida, pedras ou pedaços de telha para formar o fundo.

Se você tem alguma dúvida sobre o que oferer de matéria orgânica para a pitaia, a sugestão é montar uma composteira ou até mesmo usar um adubo orgânico como, a borra de café de tempos em tempos.

Passo a passo para o plantio:

Com os três materiais preparados, o passo a passo de como plantar pitaia em vaso vai ser feito nas etapas abaixos:

  1. Posicione o vaso em um local que receba bastante luz solar e que seja um local fixo para não precisar remover
  2. Pegue a estaca de madeira (tutor) com o suporte e posicione no fundo do vaso para que de firmeza e estabilidade.
  3. Encha até 5cm de altura o fundo do vaso com o material de argila expandida, pedras ou pedaços de telha
  4. Depois de preenchido, encha a o vaso de terra deixando cerca de 5 a 10cm da borda do vaso. Não precisa encher tudo
  5. Separe as mudas de pitaia que já estão preparadas para o plantio e com raízes expostas
  6. Escolha o lado que é as costas da pitaia que vai ser justamente onde vai sair as raízes para se preender a estaca
  7. Agora, você vai enterrar um pouco as mudas e vai prender com um barbante junto à estaca de madeira para que possa crescer para cima
  8. Feito isso, use o vão que ficou para preencher com fibra de coco ou outro material que vai servir como uma proteção ao solo
  9. Por último, faça uma boa irrigação e comece a acompanhar o desenvolvimento da sua pitaia.

Gostou de conhecer sobre como plantar pitaia em vaso?

Cultivar pitaia é uma experiência que requer bastante paciência, só que ao final do processo você terá uma fruta saborosa e linda para ser consumida.

Também gostariamos de te convidar a deixar o seu comentário compartilhando a sua experiência ou dúvida sobre o plantio de pitaia e continue acompanhando os artigos sobre horta aqui do Blog Verde na Web!

Referências:

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.