Como podar Suculentas e em Qual época podar?

HomeSuculentasComo podar Suculentas e em Qual época podar?

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Um assunto comum entre quem coleciona suculentas é a poda das suculentas, afinal pode ou não pode? Como fazer isso? Qual a melhor época? 

São dúvidas como essas que escutamos de vocês nos eventos presenciais e em conversas com colecionadores, então no artigo de hoje vamos te falar exatamente sobre isso. 

Outros artigos que podem ser do seu interesse: 

Afinal, pode podar as suculentas?

A resposta é sim! O intuito da poda tem o objetivo de ajudar a plantinha, pois folhas e ramos que estão mortos, secos ou danificados são retirados, além disso é uma opção para controlar o tamanho e a forma. 

Entretanto é necessário tomar cuidado na hora de podar, pois os cortes indevidos podem acabar prejudicando a suculenta e o seu desenvolvimento, então pra você começar a fazer tenha tesouras limpas e afiadas para fazer cortes secos. 

Em qual época devo podar a suculenta? 

Você sabia que existe recomendação de época para podar as suculentas? Pois então, é sugerido fazer a poda durante a primavera ou início do verão, que é o período de crescimento ativo da suculenta.

Uma dica bem importante é saber sobre o período de crescimento de cada espécie, pois existem espécies que têm períodos diferentes de dormência.

Outro ponto é estar atento a quantidade de cortes e condição climática, a poda é uma ação que vai gerar estresse na planta, então a suculenta que já está com sinais de estresse vão sentir mais a poda que as demais. 

Quando falamos do estresse de suculentas, estamos falando por exemplo alteração da coloração devido a falta de água, substrato sem nutrientes e até mesmo as hastes florais.

E como podar as suculentas? 

Preparamos pra você um passo a passo para seguir na hora de podar a sua suculenta, veja abaixo: 

  1. Separe as tesouras e limpe com álcool para tirar agentes nocivos; 
  2. Vá até a suculenta e veja as áreas que precisam ser podadas;
  3. Pegue a tesoura e corte o mais próximo possível da base ou caule;
  4. Retire todas as folhas mortas que estão na planta e no vaso;
  5. Finalize a poda e não regue a suculenta durante 2 dias. 

Agora com a poda finalizada, é importante deixar a suculenta descansar e observar a sua recuperação, suculentas saudáveis têm uma recuperação rápida. 

Vale lembrar que não é indicado remover mais de 40% da suculenta na poda, pois isso pode mais atrapalhar o seu desenvolvimento do que ajudar. 

Leia também: Como fazer mudas de suculentas? Passo a Passo!

Gostou de conhecer mais sobre? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais dicas de suculentas no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados