Como Regar Suculentas? Dicas para não errar nunca mais!

HomeSuculentasComo Regar Suculentas? Dicas para não errar nunca mais!

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

As suculentas são uma das maiores tendências de jardinagem! Por isso, é muito comum encontrar essas plantinhas compondo a decoração de casas, apartamentos e até escritórios.

E por mais que cultivar suculentas seja bem simples, é importante prestar atenção e aprender direitinho como fazer as suas regas! Já que um pouco de água a mais ou a menos, pode encharcar ou desidratar seu vasinho.

Para isso nunca acontecer (ou não acontecer nunca mais), continue acompanhando esse post e conheça 05 dicas de quando e como regar suculentas. Pegue seu regador e acompanhe!

como regar suculentas
Como regar suculentas

Como regar Suculentas? 5 Dicas + Dica Extra!

1- Experimente regar uma vez por semana:

Se você já cultiva outras plantas em casa, é comum ter o hábito de regar os vasinhos entre duas ou até três vezes por semana (ainda mais nesse calor). Mas ao cultivar suculentas, você vai precisar se acostumar a fazer isso só uma vez por semana!

As suculentas são provenientes de regiões desérticas e, por isso, não necessitam de muita água para sobreviver. Sua estrutura foi criada para aguentar altas temperaturas e grandes períodos sem chuva, por causa disso, elas armazenam água dentro das suas folhas (por isso que elas são mais gordinhas).

2- Preste atenção no solo do vaso:

Observar o solo é uma tarefa essencial quando falamos sobre como cuidar de suculentas. Afinal, ele dá indícios se o vaso está com pouco ou excesso de água.

Se você verificar que o solo do vaso está seco durante dois ou até três dias, e mesmo assim ainda não completou uma semana que você fez a primeira rega, você pode antecipá-la, sem medo! Isso pode ocorrer principalmente se a planta está sendo cultivada em locais externos ou regiões muito quentes.

O mesmo serve para a situação contrária. Se completou uma semana que você fez a rega e o solo do vaso continua úmido, espera mais uns dias para fazer uma nova rega! Isso indica que a sua planta está bem hidrata e não precisa de mais água no momento. 

3- Fique de olho nas folhas da suculenta:

Além do solo, as folhas das suculentas também indicam a hora certa de fazer uma rega! 

Por isso, quando você observar que as folhas estão com aspecto seco ou até murcho, é sinal que ela está desidratada, já que a planta está utilizando a reserva de água contida em suas folhas para sobrevivência.

Agora, quando você perceber que as folhas da suculenta estão amareladas ou frágeis, é melhor dar mais espaço entre as regas, pois estão recebendo mais água do que necessitam.

E aqui é importante ficar atento a um detalhe: devemos lembrar que esses são sinais que indicam que a planta já está sofrendo com o excesso ou falta de água já algum tempo. Por isso, não espere as folhas apresentarem essas características para mudar os hábitos do seu vaso.

Leia também: Fungo em Suculentas: O que fazer e Evitar!

4- Use um vaso com furos embaixo:

Como já dissemos no início deste artigo, as suculentas são plantas de origem desértica, por conta disso, suas raízes não estão acostumadas a ficar em locais úmidos e com muita água.

Para evitar então que o vasinho da sua planta proporcione esse ambiente, prefira cultivar a sua suculenta em vasos com furos em baixo. Essas aberturas facilitam o escoamento da água durante a rega e permitem que todo o excesso seja depositado para fora.

5- Adicione substrato e terra de fácil drenagem:

Além do vaso com furo embaixo, outra dica muito importante de como regar suculentas, é a escolha da terra e do substrato de dentro do vaso. Esses dois elementos são indispensáveis, pois também auxiliam na drenagem e irrigação da planta depois de uma rega.

Nas floriculturas e até em alguns mercados, já é possível encontrar até algumas terras e substratos próprios para suculentas! Eles são uma ótima opção para cultivar as suas verdinhas!

Dica Extra: Não use um borrifador

regar-suculentas-com-borrifador
Regar suculentas com borrifador

Você já viu em algum filme ou seriado, um personagem regando as suculentas com um borrifador?

Esse é um dos principais erros de como regar suculentas, não faça isso! Como esse tipo de planta recebe água somente uma vez por semana, a quantidade colocada em cada vaso deve ser bem maior, o que consequentemente não é suprida por um borrifador.

Uma ótima opção é utilizar um pequeno regador que tenha bico alongado, desse modo você pode regar a planta pelos lados e não somente a parte de cima. Colocando água em abundância até encharcar todo o vasinho.

Leia também: Como escolher o regador para cada tipo de Planta

Conclusão:

Após conhecer todas as 5 dicas + a dica extra, esperamos que você nunca mais erre ao regar suas suculentas e tenha plantas cada vez mais bonitas e saudáveis! Ah, lembre-se também que essas dicas são gerais, mas que podem variar um pouco de espécie para espécie!

Quer conhecer as mais diferentes espécies de suculentas? Então confira os Tipos de Suculentas Raras! As espécies mais lindas!

Continue acompanhando os outros artigos de dicas de suculentas para conhecer outras dicas incríveis de plantas, flores e decoração, continue com a gente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados