Como Trocar uma Planta de Vaso? Passo a Passo!

HomeDicasComo Trocar uma Planta de Vaso? Passo a Passo!

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Como trocar uma planta de vaso? Essa é uma tarefa fundamental para garantir um melhor cultivo das plantas! Isso porque durante sua fase de crescimento, elas podem precisar de mais espaço para desenvolver seus caules e suas raízes.

Além disso, trocar uma planta de vaso também pode ser uma opção se você gosta de admirar a jardinagem como decoração! Trocar os vasinhos tradicionais pretos por aqueles mais charmosos e decorados devem passar por esse mesmo processo.

Mas se você acha que essa é uma tarefa complicada, não se preocupe! Nesse artigo você vai conferir o passo a passo para trocar uma planta de vaso e não errar nunca mais e para facilitar sua leitura, separamos o conteúdo deste artigo nos seguintes tópicos:

Como trocar uma planta de vaso
Como trocar uma planta de vaso

1) Escolha o vaso ideal:

Antes de fazer a troca, é necessário escolher o novo vaso ideal. E para isso, dê preferência para um vaso que tenha um tamanho igual ou maior do que o atual da sua planta. Desse modo, você garante que a muda tenha um espaço extra para se desenvolver. 

Se a sua planta não está crescendo, já pensou em trocar ela de vaso? Algumas espécies só aumentam de tamanho se tiverem espaço suficiente para comportar as suas raízes #ficaadica

Além disso, prefira os vasos com furos embaixo. Eles auxiliam na drenagem e evitam que o acúmulo de água apodreça as raízes, uma das principais causas que levam a mortalidade das plantas.

2) Prepare os materiais que você vai precisar:

Após escolher o vaso ideal, é necessário separar todos os materiais que você vai utilizar durante a troca. Essa preparação é importante para evitar que a planta fique fora da terra mais do que o tempo realmente necessário.

Deixe por perto:

  • O vaso novo;
  • A terra e o substrato;
  • A água para fazer a rega;
  • Uma pá e materiais de jardinagem;
  • Um pano permeável e de rápida absorção (como aqueles de cozinha).

3) Regue a planta alguns minutos antes:

Poucos minutos antes de trocar a muda de vaso, regue a planta com um pouco de água. A umidade da terra vai facilitar o trabalho de remoção do vaso atual e vai mantê-la saudável até chegar ao novo vaso.

Leia também: Como regar as Plantas? Tem um jeito certo de fazer?

4) Faça a remoção da muda:

Com cuidado e o auxílio de uma pá, faça um círculo em volta da muda e retire metade da terra ao seu redor. Quando o vaso estiver mais vazio, comece a escavar até avistar as suas raízes, se necessário, utilize uma garra de mão ou um garfo para ajudar.

Depois desse processo, você já pode retirar a planta, mas faça isso com bastante atenção: puxe levemente o caule mais grosso juntamente com o seu terrão (a terra e o substrato que ficam presos às suas raízes) e dê leve batidinhas para retirar o excesso.

5) Plante no novo vaso:

Limpe o novo vaso com o pano permeável e um pouco de água e molde a altura da planta para saber com exatidão onde ela deverá ser plantada e comece a adicionar o torrão.

No fundo do novo vaso, coloque uma camada de drenagem e uma segunda camada de terra, como se fosse uma nova plantação. Você também pode aproveitar o substrato e a terra do vaso antigo e apenas completar com a nova.

Quando metade do vaso estiver preenchido, adicione a muda e na sequência, complete com terra até a superfície do vaso. Pressione bem com a ponta dos dedos ou uma espátula para desmanchar possíveis bolsas de ar presentes entre as raízes.

Depois, certifique-se de deixar as raízes e o caule bem firme. Plantas soltas podem dificultar o novo enraizamento e adaptação ao novo vaso.

6) Faça os cuidados diários:

Com a muda já plantada no novo vaso, é só continuar com os cuidados diários com a planta. Regue diariamente (conforme a espécie) e preste atenção na luminosidade, temperatura e ventilação, para que se mantenham ideais para o desenvolvimento da mesma. 

Um ponto de atenção: evite fertilizar o novo vaso no primeiro mês. Pois nesse período, a planta está passando por um intenso processo de adaptação e suas raízes e caules continuam no processo de enraizamento.

Quer conferir outras dicas de jardinagem? Então continue acompanhando os outros artigos da categoria de dicas de jardinagem e fique atento, toda semana novos artigos são publicados para te manter informado sobre as novidades para o seu jardim!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados