A Cotyledon tomentosa subsp. ladismithiensis é nativa da África do Sul. Cresce em encostas pedregosas e ravinas protegidas na região de Little Karoo, no Cabo Ocidental, em áreas como Calitzdorp, Ladismith, Laingsburg, Warmwaterberg e Muiskraalkop.
O epíteto “ladismithiensis” (pronuncia-se “lad-ee-SMITH-ee-EN-sis”) significa “de Ladismith”, referindo-se à localidade-tipo no Cabo Ocidental, África do Sul, onde essa subespécie é encontrada naturalmente.
Essa encantadora suculenta arbustiva possui ramos peludos, ramificados e que se espalham horizontalmente. Suas folhas são grossas, aveludadas, ligeiramente achatadas ou quase cilíndricas, com 1 a 3 “dentes” que lembram as garras de um urso, o que lhe dá o nome popular.
Alcança até 30 cm de altura, sendo menos ramificada que a Cotyledon tomentosa subsp. tomentosa. Os ramos inferiores são rígidos, com casca marrom descascando. As folhas podem medir até 8 cm de comprimento por 2,5 cm de diâmetro. Curiosamente, as “garras” são mais visíveis nas folhas jovens, desaparecendo à medida que amadurecem.
Flores
As flores surgem no inverno e primavera, em hastes de até 15 cm de altura. São em forma de sino ou urna, com cinco pétalas fundidas, nas cores laranja a avermelhado. Aparecem em pequenos agrupamentos, tornando a planta ainda mais ornamental..
Como Cultivar e Cuidar da Cotyledon tomentosa subsp. ladismithiensis
Luz
Prefere ambientes claros, mas com sombra parcial. A exposição direta ao sol deve ser limitada, especialmente nos horários mais quentes.
Solo
Precisa de solo levemente arenoso e com excelente drenagem. Evite solos que retenham água após a chuva ou irrigação. Use vasos com furos na base para evitar acúmulo de água.
Vasos e Espaçamento
Em vasos, escolha recipientes apenas um pouco maiores que o sistema radicular. Isso evita excesso de umidade e apodrecimento das raízes.
Rega
No verão, regue profundamente uma vez por semana se não houver chuva, oferecendo cerca de 2,5 cm de água. Em vasos, aguarde o solo secar quase completamente antes de regar novamente. No inverno, regue minimamente apenas para evitar que a planta murche.
Adubação
Adube levemente duas vezes ao mês durante a primavera e verão com fertilizante solúvel em água para suculentas (ex: NPK 24-8-16).