Crassula Perforata: A Suculenta que lembra pequenas torres

Crassula Perforata: A Suculenta que lembra pequenas torres

Uma suculenta que cresce sentido ao céu! A Crassula perforata é uma susu muito adorada pelos amantes de suculentas por conta do seu formato compacto que cresce para cima podendo chegar a até 1m de altura.

Só que as espécies de Crassula precisam de um pouco mais de cuidados para garantir que não fiquem queimadas, apodreçam e acabem morrendo.

Neste artigo você vai conferir as principais caraterísticas e como deve cuidar dessa suculenta na sua casa!

img - crassula perforata - fonte: estrellasuculenta via instagram
img – crassula perforata – fonte: estrellasuculenta via instagram

Principais Características da Crassula Perforata

É uma espécie conhecida popularmente como Corrente de botões sendo nativa da África do Sul, nas regiões do Cabo e KwaZulu-Natal, a Crassula perforata tem um crescimento médio para rápido com caules marrom e folhas verde com bordinhas avermelhadas.

A etimologia dessa espécie “perforata” traz o significado de ser algo “perfurado” ou “penetrado” por conta da aparência das folhas. Além disso, é uma espécie que não é tóxica aos pets e pessoas.

O seu tamanho pode chegar a 1m de altura e as folhas são triangulares em pares opostos com até 3cm de comprimento e 2cm de largura. Sua aparência formosa e distinta chama a atenção por conta de parecer uma pequena moita, pois é comum encontrar essa suculenta em várias unidades.

Como é a Floração?

A floração da Crassula perforata ocorre na primavera e o que mais chama a atenção é a quantidade de flores que surgem juntas sendo pequenas com cores brancas ou amarelo em formato de estrela. Isso cria um visual único na suculenta

Resumo:

ItemDescrição
Nome Científico:Crassula Perforata
Nomes Populares:Corrente de botões
Origem:África do Sul
Ciclo de Vida:Perene
Porte:Pequeno – Até 1 metro
Floração:Flores pequenas e amarelas na Primavera
Clima:Mais amenos

Como cultivar a Crassula Perforata?

Os cultivos dessa suculenta precisam ter mais atenção em relação ao local e exposição ao sol e para ajudar preparamos algumas dicas sobre o cultivo

  • Exposição a Luz: Gosta de sombra parcial, mas pode ficar em sol pleno desde que seja em regiões de clima mais frios como o Sul do país. Agora em demais regiões, onde o sol da tarde já é mais forte o indicado é cultivar em sombra parcial. Isso vai garantir que as folhas não fiquem queimadas e acabem morrendo.
  • Local de Cultivo: Cultive a crassula perforata perto de janelas, jardins e varandas com exposição direta ou indireta de sol com proteção na hora mais quente do dia.
  • Substrato ideal: Utilize um substrato drenável e prontos para suculentas. Uma dica é utilizar a casca de pinus na hora de montar o vaso.
  • Quantidade de regas: Não gosta de regas excessivas, então regue 1x semana ou de acordo com a necessidade da sua região durante o verão e no inverno diminua a rega para 1x a cada 15 dias.
  • Adubação ou Fertilização: O sugerido é fazer a adubação na primavera e no verão que é a fase ativa da suculenta, no inverno o seu crescimento é mais lento. Uma sugestão é utilizar adubo orgânico ou adubo com base em NPK.

Leia mais em: Como cuidar de Suculentas?

Como fazer mudas?

A propagação da Crassula perforata pode ser feita através das folhas e estacas da planta mãe, sugerimos que você de preferência por fazer mudas de estaca que vai aumentar a quantidade de exemplares rapidamente, pois a haste que foi cortada, normalmente, da origem a duas novas folhas.

Para isso, você deverá seguir os seguintes passos:

  • Pegue uma tesoura de poda higienizada;
  • Selecione uma haste da planta mãe grande e saudável;
  • Corte uma haste como pelo menos 5cm de comprimento;
  • Retire um par de folha da base para dar sustentação no plantio;
  • Passe canela na base do corte;
  • Coloque a nova haste em um vaso e não regue na primeira semana;
  • Após 1 semana, regue um pouco sem encharcar o solo.

Pronto! Seguindo essas dicas você vai conseguir propagar a sua suculenta e em pouco tempo conseguirá ter uma vaso bem cheio em casa.

Leia mais em: Como fazer mudas de suculentas?

Gostou de conhecer a Crassula Perforata?

Pequenos arranha-céus que você vai ter em casa ao cultivar a Crassula perforata, uma suculenta que tem os cuidados simples, mas que precisa de atenção ao local de cultivo e exposição ao sol.

Aproveitamos esse momento para te convidar a deixar o seu comentário com mais dicas sobre essa suculenta que você ache interessante e continue acompanhando os materiais sobre especies de suculentas do nosso blog Verde na Web!

Referências:

Tags

Crassula

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.