Como Cuidar de Orquídeas: Cuidados necessários!

HomeFloresComo Cuidar de Orquídeas: Cuidados necessários!

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

como cuidar de orquideas
Como cuidar de orquídeas

Quais os cuidados básicos com orquídeas são essenciais para o crescimento saudável e pleno?

Essa é uma dúvida muito comum entre os amantes de jardinagem, por conta de ser uma flor que exige um conhecimento básico de jardinagem para se manter florida por muito tempo!

As flores das orquídeas permanecem floridas por apenas 60 a 90 dias, entretanto saber como cuidar vai ajudar que viva bastante tempo e floresça todos os anos.

No artigo de hoje, preparamos um material completo de como cuidar de orquídeas para que você tenha além de uma flor, uma planta que vai exaltar a decoração da sua casa.

Como cuidar de Orquídeas?

Os cuidados vão desde a luz que a planta recebe, a temperatura, quantidade de regas, a adubação necessária, o local escolhido e a manutenção das hastes, flores e raízes da planta.

Qual é o melhor tipo de luz para orquídeas?

As orquídeas têm uma ótima capacidade de se adaptar a ambientes que recebem pouca luminosidade ou lu indireta do sol. Sendo assim, são ótimas opções para cultivar dentro de casas e apartamentos.

Tem algum horário que a orquídea não pode tomar sol?

Um ponto a ser considerado no cultivo é justamente a quantidade de sol que a planta recebe, podemos falar que o sol entre o 12h00 às 14h00 da tarde é mais forte e por conta disso a planta pode ser prejudicada. Então o ideal é evitar esse horário.

Como saber se a planta está recebendo luz suficiente ou em excesso?

A planta não fala, mas costumar dar sinais que as coisas não estão indo bem, então o excesso de luz pode resultar em folhas mais amareladas, enquanto as folhas escuras, finas e alongadas significam que não estão recebendo luz suficiente.

Quantas vezes tem que molhar a orquídea?

A frequência vai variar por conta de diversos fatores, como o tipo de orquídea, o clima e o ambiente que a planta está.

Uma regra geral é molhar a planta quando o substrato estiver secando ou seco, isso significa que vai ser a cada 4 a 7 dias em ambientes mais quentes e em ambientes mais frios ou úmidos entre 7 a 10 dias.

Uma sugestão também é em relação à época do verão e no inverno, onde você pode molhar um pouco uma vez por dia no verão e no inverno a cada dois dias.

Como saber quando regar?

Para saber quando regar a orquídea, faça o teste do palitinho que é pegar um palito de dente ou caneta e enfiar dentro do substrato, caso ele saia totalmente seco então significa que está na hora de regar. Agora se sair úmido ou com substrato significa que pode esperar mais um pouco.

Leia também: Como Regar as Plantas? Tem um jeito certo de fazer?

Qual o adubo recomendado para orquídeas?

A adubação das orquídeas deve ser feita uma vez por mês, excesso na época de floração, no outono e inverno. Sabendo disso, podemos sugerir que o adubo orgânico para plantas ou inorgânico específico para orquídeas são as melhores opções.

Esses adubos precisam ter na composição nitrogênio, fósforo e potássio conhecido como NPK que tem os nutrientes necessários para a planta.

Sabendo disso, na hora que você for colocar o adubo, coloque no canto do vaso ou deixe diluído em água para aplicar diretamente no solo, de preferência nos cantos.

O que fazer com as hastes e folhas secas?

Depois da floração, você vai reparar que as hastes e folhas vão começar a secar e esse é um momento que você pode fazer a poda, pois isso vai ajudar a orquídea a se preparar para o próximo período de floração.

Como saber se as raízes estão bem?

Normalmente, você vai observar se as folhas estão murchando ou dando sinais de apodrecimento e isso significa que alguma coisa não está indo bem.

Se você tiver cultivando em um vaso de vidro ou transparente, vai ficar mais fácil de ver se está tudo bem com as raízes, agora em vasos escuros vai ser necessário remover a planta.

A cor das raízes vão estar verdinhas se estiver tudo bem, caso você percebe que estão cinzas e moles a sugestão é deixar sem receber água por cerca de 10 dias para voltar a ficar bem.

Leia também: Como Trocar uma Planta de Vaso? Passo a Passo!

Gostou de saber como cuidar de orquídeas que você precisa ter? Confira mais conteúdos como esse na nossa categoria de flores no Blog de Jardinagem e Decoração Verde na Web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados