Folhas Secas e Queimadas: Causas Comuns e Soluções Eficazes
Com a popularidade da jardinagem aumentando entre as pessoas, um problema comum continuar a aparecer que são as folhas secas e queimadas.
Isso é um desafio para todos os amantes de jardinagem, No artigo de hoje, vamos explicar mais sobre as causas e como você pode resolver a questão de estar com folhas secas ou queimadas.
Também gostariamos de te convidar a deixar o seu comentário no fim do artigo para sabermos se esse conteúdo foi útil para você!
Como identificar a causa de Folhas Secas e Queimadas?
A parte de identificação da planta é a mais fácil, pois as folhas que estão secas geralmente vão para uma coloração marrom ou cinza podendo ficar quebradiça e podem cair da planta sozinhas.
Já as folhas queimadas tem manchas marrons ou pretas que ficam normalmente localizadas nas bordas ou pontas. O aspecto amarelado das folhas pode ser um indicativo que a planta não está bem.
Agora a parte que é mais difícil é como tratar essas plantas com folhas queimadas e para isso separamos os principais motivos que levam isso a acontecer.
9 motivos para as folhas ficarem secas e queimadas
São vários motivos que fazem uma planta perder a sua saúde e começar a morrer, mas diferente de nós, as plantas não conseguem regenerar a parte que ficou danificada.
1 – Ar seco e Umidade do Ar
O primeiro motivo é em relação a ambientes que costumam ser fechados e com ar condicionado, esses ambientes tendem a ter um ar mais seco e uma umidade do ar mais baixa. Isso faz surgir nas pontinhas das folhas o sinal que está ficando “seca”
Nesses casos o indicado é fazer regas e utilizar um pulverizador para ajudar a manter a planta mais úmidas.
2 – Falta ou Excesso de sol
O ideal é escolher plantas que se adequem ao seu ambiente, pois tanto o excesso de sol pode queimar as folhas e a falta de sol pode fazer a planta ficar mais fraca e acabar secando.
Uma boa opção é avaliar o ambiente e ver se a planta está recebendo a quantidade de sol que precisa, por exemplo, se é uma planta de sol pleno, meia sombra ou sombra total.
3 – Calor
É bem simples, o calor em excesso vai desidratar as plantas e o resultado vai ser folhas secas. Um método para resolver isso é escolher um local que atenda as necessidades básicas da planta que você vai cuidar.
4- Salinidade
Um dos motivos que levam as plantas a apresentarem as folhas queimadas é a salinidade, isso ocorre por conta do depósito de minerais no solo, como sal , cálcio e magnésio. Esses minerais ao invés de hidratarem a planta vão fazer que ela acabe se desitradando.
Isso pode ocorrer por conta da água mais dura, susbtrato muito rico em material orgânico ou envelhecido e compacto e até mesmo por conta das regas não serem o suficiente.
5 – Excesso de adubo ou Adubação errada
O adubo para plantas é uma boa maneira para trazer mais nutrientes ao solo, porém tanto o excesso como o adubo errado pode levar ao acúmulo no solo e pode resultar em folhas secas ou queimadas.
No caso do excesso de adubação, sugerimos que você reduza ou pare até que a plante comece a se estabilizar e uma das opções é aumentar a quantidade de regas em um período curto de tempo para que o nitrogênio, que está presente em adubos NPK, possa sair pelos furos do vaso.
Com a adubação errada, o método do aumento na quantidade de regas pode ser uma boa opção também. Vale lembrar que é importante ir observando a melhora ou piora da planta.
6 – Substrato muito rico em matéria orgânica
Os substrato são ótimos para o desenvolvimento, só que vale ter cuidado na utilização, pois um com muita matéria orgânica pode aumentar a retenção de água e criar condições para a proliferação de fungos. Isso vai acabar resultando em folhas secas ou queimadas.
Um jeito de evitar que isso possa acontecer é fazer uma mistura do substrato com um pouco de terra comum e areia.
7- Falta de Potássio
Tanto o excesso de nutrientes e a falta de nutrientes pode resultar que as margens das folhas fiquem queimadas. Nesse caso, a falta de potássio pode causar isso.
Uma maneira de resolver é através da suplementação a partir de fontes de matéria que tenha potássio, então uma opção são os adubos de plantas que pode ser de casca de banana.
8 – Excesso de água
Mais acima falamos que no excesso de nutrientes, uma boa opção é regar bastante e isso continua válido, só que é necessário sempre observar o desenvolvimento da planta.
O excesso de água ou encharcamento pode resultar no apodrecimento das raízes e fazer as folhas secarem. Para resolver isso, observe se o vaso escoa mais água do que retém e se aparência dele é muito úmida/molhada.
Caso observe isso, então pode ser a hora de diminuir a quantidade de regas que você faz na planta.
9 – Vaso pequeno
Pode parecer bobeira, mas um vaso pequeno para uma planta grande não é saudável e isso vai fazer que a plante comece a secar as folhas.
Aqui adotamos a metodologia 80/20 que é quando a planta ocupa 80% do vaso significa que já está na hora de trocar para um vaso maior evitando que as suas raízes saiam pelos furos de drenagem. Indicamos que pense em como trocar a planta de vaso.
Identifique a causa, e agora?
Agora que você identificou as causas que levam aos sinais de folhas secas ou queimadas, é necessário agir na raiz do problema e não na causa. Então nada de cortar a folha logo de cara!
Primeiro resolva a causa para que a planta pare de trazer novas folhas com aspecto de seca e queimadas, depois disso feito o aconselhável é fazer um corte próximo a queimadura para remover a parte danificada ou remover a folha inteira para que a planta possa direcionar energia para outras partes.
Exemplos de plantas com queimaduras ou secas
1- Planta yucca doente
2- Pacová doente
3- Folhas de jabuticaba queimadas
4- Rosa do deserto com folhas queimadas
5- Samambaia amarelando
As folhas secas e queimadas são um desafio comum, mas com um pouco de atenção e a orientação correta, podem ser tratadas e prevenidas.
Cada causa mencionada tem soluções específicas e lembre-se, a chave é tratar a raiz do problema, e não apenas os sintomas.
Cada planta é única e precisa de um ambiente e cuidados específicos para florescer. Portanto, entender as necessidades de sua planta e estar atento a qualquer mudança pode ser a diferença entre uma planta murcha e uma planta exuberante.
Encorajamos todos os amantes da jardinagem a usar esse guia como um recurso para manter suas plantas saudáveis. E não se esqueça, se tiver algum comentário ou dúvida, adoraríamos ouvir de você. Feliz jardinagem!
Gostou de conhecer mais sobre as folhas secas e queimadas? Não se esqueça, se tiver algum comentário ou dúvida, adoraríamos ouvir de você. Continue acompanhando os artigos do Cuidados!
Referências:
Para a produção deste artigo usamos as seguintes referências:
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente