Fertilização de Plantas: Transforme o seu jardim com Sabedoria
Um dos fatores que determinam o sucesso de uma plantação é a fertilidade do solo e das plantas, então fornecer os nutrientes necessários para as plantas é fundamental para o desenvolvimento saudável e forte.
O que é a fertilização de plantas?
A fertilização do solo é a ação que vai fornecer os nutrientes necessários paras plantas que pode ser feito através de adubos orgânicos, inorgânicos, granulados e líquidos que visam repor os nutrientes da área de plantio para o desenvolvimeno das plantas.
Tipos de fertilizantes
No mercado brasileiro existem diversos tipos de fertilizantes que podem ser encontrados, como:
Fertilizantes Orgânicos: São ricos em matéria orgânica, como esterco, compostagem e restos de alimentos. São ótimos para enriquecer o solo e melhorar sua estrutura.
Fertilizantes Inorgânicos: São produzidos pela agroindústria e contêm nutrientes específicos para as plantas. Sua base química é conhecida pela sigla NPK, que representa nitrogênio, fósforo e potássio.
Fertilizantes Granulados: São pequenos grãos que liberam os nutrientes lentamente no solo.
Fertilizantes Líquidos: São diluídos em água e aplicados diretamente nas plantas.
Por que a fertilização deve ser feita?
A resposta é bem simples! Serve para ajudar as plantas a crescerem saudáveis, pois com o passar do tempo o solo vai perdendo os nutrientes e a fertilização vai ajudar a repor esses nutrientes que estão sendo perdidas.
Vale destacar que plantas que recebem a quantidade correta de nutrientes são mais resistentes a pragas e doenças.
Como fertilizar as plantas?
Vai fertilizar as suas plantas? Então atenção aos detalhes para não cometer erros e acabar prejudicando a sua plantinha:
Escolha o fertilizante correto: Pesquise pela sua espécie de planta e verifique as opções de fertilizantes disponíveis, por exemplo, no caso de suculentas temos opções da forth que já vem com a quantidade correta. Outro exemplo são os das orquídeas que costumam ter a composição 10-10-10.
Fertilize no momento correto: Uma boa adubação ocorre antes do período de florescimento ou após a colheita ou poda da planta. Uma dica é não fazer a adubação no outono e inverno que são épocas que as plantas costumam entrar em fase de hibernação.
Onde colocar o fertilizante: Não coloque o fertilizante próximo a raiz e do caule e nem deixe exposto ao sol, o ideal é que fique nas beiradas do vaso para evitar que as raiz possa acabar queimando.
Regue a planta: Após colocar o fertilizante, regue a planta para ajudar a distribuir os nutrientes no solo.
Adubos orgânicos: Uma outra opção é utilizar adubos orgânicos, como por exemplo borra de café, cascas de ovo, frutas e legumes.
Leia mais em: Adubo para Plantas: Faça Você Mesmo em Casa
Gostou de conhecer sobre a fertilização de plantas?
Os fertilizantes servem para fornecer os nutrientes necessários e deixar as plantas bonitas e saudáveis! Por isso é fundamental utilizar esse produto com sabedoria para não prejudicar as plantas. Aproveitando, gostariamos de te convidar a deixar a sua experiência ou dúvida na fertilização de plantas aqui nos comentários!
Continue acompanhando os artigos sobre dicas aqui do Blog Verde na Web!
Referências:
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente