O Gasteria bicolor, também conhecido como Gasteria obliqua e popularmente chamado de Língua do Advogado, é uma suculenta muito variável que geralmente forma rosetas, mas pode ser distíquica, especialmente em cultivo. Vamos explorar suas características e como cuidar dessa planta.
Classificação Científica
- Nome Científico Aceito: Gasteria obliqua (Aiton) Duval
- Nome Comum: Língua do Advogado
- Sinônimos: Gasteria bicolor var. bicolor, Gasteria obliqua, Gasteria maculata, Aloe planifolia, Gasteria caespitosa, Gasteria liliputana, Gasteria planifolia
- Classificação Científica: Família Asphodelaceae, Subfamília Asphodeloideae, Tribo Aloeae, Gênero Gasteria
O Gasteria bicolor é uma suculenta que pode crescer até 50 cm de altura e produz vários caules prolíferos, todos cobertos por massas desordenadas de folhas carnosas manchadas. As folhas também podem ocasionalmente desenvolver uma quilha e têm um ponto afiado na ponta.
As flores são em forma de sino, com até 2 cm de comprimento, rosa a laranja e verde, e aparecem em talos esguios que podem chegar a 1,5 metros de altura. Pode florescer em quase qualquer época do ano, mas geralmente atinge seu pico de floração do meio do inverno à primavera.
Origem
Essa suculenta é nativa da África do Sul (Cabo Oriental).


Cuidados e Cultivo
Cuidados Gerais
Essas suculentas não são consideradas plantas difíceis de cuidar. Se você consegue manter uma planta de Aloe viva em uma janela, provavelmente também pode cuidar de uma Gasteria. Como todas as suculentas, o perigo maior é a água em excesso. Nunca permita que a planta fique em água parada.
Essas plantas decorativas podem ser cultivadas em recipientes interessantes, como xícaras e até sapatos de bebê. Se você receber uma Gasteria em um desses recipientes, certifique-se de que ele tenha drenagem adequada.
Repotagem e Propagação
As Gasteria são pequenas, geralmente entre 7,5 e 12,5 cm de altura, e crescem relativamente devagar. Portanto, são frequentemente cultivadas em pequenos grupos em vasos amplos e rasos.
Com o tempo, os grupos naturalmente aumentam à medida que a planta-mãe produz pequenos plantelos.
Quando o grupo ultrapassa o tamanho do recipiente, repote em uma nova tigela ampla e rasa com solo fresco na primavera ou início do verão. Este também é o momento ideal para tirar brotos para propagação.