O Gymnocalycium baldianum, conhecido como Dwarf Chin Cactus ou simplesmente Dwarf Chin, é um cacto pequeno e encantador que atrai a atenção por suas cores vibrantes e forma compacta.
Informações
- Nome Científico: Gymnocalycium baldianum (Speg.) Speg.
- Nomes Comuns: Dwarf Chin Cactus, Dwarf Chin
- Sinônimos: Echinocactus baldianus, Echinocactus sanguiniflorus, Gymnocalycium venturianum, Gymnocalycium platense var. baldianum, Gymnocalycium sanguiniflorum
- Classificação Científica: Família Cactaceae, Subfamília Cactoideae, Tribo Trichocereeae, Gênero Gymnocalycium
Origem
Essa espécie é nativa da província de Catamarca, na Argentina.
Essa pequena suculenta possui um caule esférico ou ligeiramente achatado, geralmente solitário, com 9 a 10 costelas largas e 5 a 7 espinhas radiais semelhantes a cerdas. Pode atingir até 5 polegadas (12,5 cm) de diâmetro. As flores são de cor roxo-vermelha, às vezes roxo-rosadas, rosadas, laranja ou brancas. São em forma de funil, com até 1,6 polegadas (4 cm) de diâmetro, e aparecem no início do verão.


Cultivo e Cuidados
Luz: Alguns Gymnocalyciums buscam sombra na natureza, entre arbustos ou gramíneas, enquanto outros crescem completamente expostos. Portanto, alguns precisarão de sombra parcial do sol nos meses mais quentes, mas exagerar nisso pode resultar na perda de flores.
Solo: O meio de plantio deve ter um equilíbrio suficiente para permitir boa drenagem, de modo que as plantas não fiquem em solo encharcado por mais de um ou dois dias após a rega.
Rega: Durante os meses de verão, enquanto as plantas estão crescendo bem, a rega pode ser frequente (semanal para plantas pequenas em vasos pequenos), mas sempre permita que o composto quase seque antes de reregar. No inverno, a rega é desaconselhada e certamente desnecessária. As épocas mais difíceis são a primavera e o outono.
Propagação: As espécies que produzem rebentos podem ser facilmente propagadas por cortes. As sementes de Gymnocalycium germinam bem quando frescas e podem ser armazenadas por alguns anos em condições frias.