HomeHortaComo proteger novos alhos do frio e dos animais

Como proteger novos alhos do frio e dos animais

0
(0)

Plantei meu alho na semana passada e, após acomodar os 30 dentes robustos na terra, minha cabeça já começou a planejar o esquema de proteção para evitar que eles sejam desenterrados pelo frio e pelos “vândalos” de quatro patas que insistem em desafiá-lo todo ano, deixando os dentes espalhados por cima da terra, como se me provocassem.

Então, esse ano decidi reforçar a proteção: estiquei uma rede para pássaros sobre o solo (poderia ter usado tela de galinheiro, que talvez seja até melhor, mas fui com o que tinha à mão).

Em seguida, cobri tudo com uma camada generosa de uns 10 cm de palha.

Esse truque funciona bem para proteger qualquer tipo de bulbo que você plante, especialmente aqueles que parecem irresistíveis para a fauna local, como tulipas e açafrões.

Você também pode se interessar:

Proteja seus bulbos

A tela de galinheiro ou a rede atuam como barreiras físicas, impedindo que os “escavadores” façam bagunça, enquanto ainda permitem que luz e água cheguem ao solo.

Para fixá-las, use pinos de jardinagem, estacas ou até pedras. Se você tiver uma horta elevada, pode até prender as bordas da rede à madeira com pregos ou grampos.

E pode ficar tranquilo: na primavera, não é preciso remover essa camada; as plantinhas vão encontrar caminho pelos espaços da tela à medida que crescem.

A palha, por sua vez, é uma ótima cobertura. Ela ajuda a regular a temperatura do solo, impede que os bulbos sejam “empurrados” para fora durante o vai-e-vem de temperatura no inverno, adiciona nutrientes enquanto decompõe e ainda retém a umidade.

Evita aquela situação em que as plantas resolvem brotar antes da hora, só porque teve uma semana quente fora de época.

Palha, não feno

Nem pense em usar feno!

O feno é basicamente o café da manhã dos cavalos, cheio de gramíneas, alfafa, trevo e outras sementes que, com certeza, vão germinar com seus bulbos e transformar seu jardim em uma selva na primavera.

A palha, o caule de uma planta de grão depois que as sementes foram colhidas, geralmente é livre de sementes.

Pode ser que um ou outro brotinho de trigo apareça, mas isso é bem mais fácil de controlar do que o caos que o feno causaria.

A palha também tem menos chance de carregar pesticidas e herbicidas, que poderiam prejudicar suas plantas. Então, prefira comprar produtos rotulados como orgânicos ou pelo menos livres de químicos.

Agora, se você está pensando em usar aqueles fardos de “decoração” que vendem no Halloween, tenha cuidado.

Eles podem ser feitos de feno ou palha, e além de não ser fácil saber se são orgânicos, eles ainda podem carregar mofo ou doenças fúngicas.

Na dúvida, evite usar esses fardos decorativos na horta, especialmente perto das plantas comestíveis. Mas, se sobrar algum, ele pode ser ótimo para o piso do galinheiro ou para cobrir caminhos de terra, que ficam bem enlameados quando chove.

Melhores fertilizantes

Evite fertilizar bulbos com farinha de ossos, farinha de sangue, emulsão de peixe ou qualquer coisa com cheiro forte, que acaba sendo um convite irresistível para os bichinhos famintos.

Limpe a área dos restos de casca dos bulbos, para que eles não sirvam como GPS direto para o “buffet”.

Repelentes de animais até ajudam a manter esquilos, coelhos e cia. Longe dos bulbos, mas precisam ser reaplicados o tempo todo. E, sinceramente, ninguém merece estar lá fora espirrando repelente no solo em pleno inverno, né?

Alguns repelentes podem até ser usados para tratar os bulbos antes de plantá-los, mas eles também perdem efeito com o tempo.

Então, se você não tiver uma barreira física, que é o método mais garantido, esses repelentes podem ajudar, contanto que você esteja disposto a usá-los com frequência.

Esse artigo foi útil? Avalie

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Verde na Web
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas