HomeNoticiasMetade dos 550 milhões de produtores rurais do mundo está nos países...

Metade dos 550 milhões de produtores rurais do mundo está nos países do Brics, diz Mapa

Grupo de descontos no Whatsapp

Receba descontos em produtos de jardinagem no whatsapp

0
(0)

Os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) concentram cerca de metade dos 550 milhões de produtores rurais do planeta, segundo Luís Rua, secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Ele destacou o peso do grupo na produção agrícola global durante uma coletiva de imprensa em Brasília, na sexta-feira (21), após reunião do Grupo de Trabalho de Agricultura do Brics.

O bloco responde por 30% da pesca de cultivo e 70% da aquicultura mundial, além de se destacar na produção de fertilizantes, cereais e carnes. “Os países do Brics são essenciais para o Brasil. Em 2024, exportamos US$ 165 bilhões em produtos agropecuários, sendo 41% desse total — mais de US$ 60 milhões — destinados a esses parceiros”, afirmou Rua.

Ele também enfatizou a segurança alimentar como um dos pilares das discussões, destacando a necessidade de ações conjuntas para combater a fome, que afeta 733 milhões de pessoas no mundo. “Países grandes produtores de alimentos devem liderar esforços para erradicar esse problema”, defendeu.

Agricultura e COP 30

Rua conectou os debates do Brics à preparação para a COP 30, que o Brasil sediará. Ele citou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas como exemplo de iniciativa sustentável, integrando lavoura, pecuária e florestas. “Em 2024, recuperamos mais de 1 milhão de hectares.

Queremos aumentar a produtividade sem desmatar, preservando biomas e melhorando pastagens, alinhados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU de Fome Zero até 2030”, explicou.

Certificação eletrônica e comércio

Outro foco do grupo é a certificação eletrônica, que visa reduzir a burocracia e agilizar o comércio entre os países do Brics. “Queremos eliminar entraves, como mercadorias paradas em portos por falta de certificados, e mostrar ao mundo como o Sul Global pode inovar no comércio internacional”, disse o secretário.

Para ele, o momento é de união para promover boas práticas e aproveitar o peso do bloco na agropecuária global.

O que são os Brics?

O termo “BRIC” foi criado em 2001 pelo economista Jim O’Neill, da Goldman Sachs, para destacar as economias emergentes de Brasil, Rússia, Índia e China como promessas para investidores.

Popularizado, o grupo ganhou forma em 2006, com uma reunião de chanceleres durante a Assembleia-Geral da ONU. Após a crise de 2008, os países passaram a atuar juntos em fóruns como G20, FMI e Banco Mundial, defendendo reformas na governança econômica global.

A primeira cúpula de chefes de Estado ocorreu em 2009, na Rússia, e, em 2011, a África do Sul ingressou, formando os “Brics”.

Fonte: AgroLink

Esse artigo foi útil? Avalie

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Grupo de descontos no Whatsapp

Receba descontos em produtos de jardinagem no whatsapp

Verde na Web
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas

- Advertisment -

Mais recentes

Curiosidades