Cultivo de Outubro: O que plantar com a Chegada da Primavera

Cultivo de Outubro: O que plantar com a Chegada da Primavera

Um mês que marca a chegada da primavera, esse é Outubro que traz temperaturas amenas, chuvas mais constantes e até mesmo dias mais quentes. Essa variação de climas traz o ambiente perfeito para o cultivo de plantas, sendo hortaliças, flores, frutas e outras.

No artigo de hoje você vai conhecer o que plantar em outubro e ter uma ótima colheita.

Outubro é o mês da primavera:

A primavera é conhecida como a estação das Flores, entretanto no Brasil é mais como uma estação de transição do inverno e o verão já que no nosso país possui diferentes períodos de floração das plantas.

Outubro é um dos meses centrais da primavera, o que o torna o momento ideal para semear e plantar uma grande variedade de plantas para quem deseja plantar ou cultivar algum alimento.

O que plantar em Outubro?

Está em dúvida do que plantar? Como mencionamos acima, Outubro é o mês ideal para plantar praticamente todos os tipos de alimentos e na parte das flores, a sugestão são as begônias, celósias, crisântemos, dálias e girassóis sendo como ótimas escolhas para trazer cor ao jardim.

Abaixo preparamos uma tabela com o que plantar por região:

AlimentoSulSudesteCentro-OesteNorteNordeste
Abóbora
Abobrinha
Alface
Almeirão
Berinjela
Cebolinha
Cenoura
Coentro
Couve
Espinafre
Jiló
Pepino
Pimentão
Quiabo
Rúcula
Tomate

Caso você tenha perdido: Cultivo de Setembro: Confira o que Plantar por Região

Quais são os principais cultivos de Outubro?

Os principais cultivos de outubro podem ser uma mistura de hortaliças e flores, destamos os seguintes alimentos:

Hortaliças:

  • Abóbora
  • Abobrinha
  • Alface
  • Cenoura

Flores:

  • Crisântemo
  • Dália
  • Girassol
  • Begônia

Dicas para uma boa colheita

A colheita é o momento principal, pois ali está o resultado de todo o esforço dedicado aos longos dos meses, então é importante saber o que pode influenciar a colheita dos seus alimentos.

Graças ao clima ameno da primavera, o crescimento saudávels das plantas é mais favorável. No entanto, você ai precisar garantir que o solo esteja bem preparado, enriquecido com os nutrientes e seja bem drenável.

O local do plantio é outro fator que vai influenciar, já que uma planta que requer 6 horas de sol diário não pode ficar em um local de meia sombra dentro de casa e isso pode acabar trazendo pragas que vão atrapalhar o crescimento da planta.

Leia mais em: Como cultivar uma Horta em Casa – Dicas Essenciais

Gostou de conhecer sobre o cultivo de Outubro?

Outubro é um convite para quem está começando na jardinagem e para quem já tem experiência, é um ótimo para planejar, plantar, cuidar das plantas e ter uma ótima colheita ou um belo jardim nos meses seguintes.

Também gostariamos de te convidar a deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e continue acompanhando os materiais sobre hortas do nosso blog Verde na Web!

Referências:

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.