Cultivo de Setembro: Confira o que Plantar por Região

Cultivo de Setembro: Confira o que Plantar por Região

Setembro é a época do ano que as temperaturas começam a dar sinal da chegada da primavera e com essa nova estação chegando, novas oportunidades para plantar surgem.

No artigo de hoje, vamos falar justamente sobre o que plantar em Setembro, principais cultivos e algumas dicas para que você possa ter um bom cultivo.

o que plantar em setembro
o que plantar em setembro

O que plantar em Setembro?

Se você está em dúvida do que plantar em setembro, saiba que esse é o mês ideal para se planejar, por que a maioria dos alimentos podem ser plantados em todas as regiões do país.

Abaixo preparamos uma tabela com os principais alimentos e em quais regiões que são uma boa opção para ser plantados, já adiantamos que o Espinafre, Pimentão, Quiabo, Agrião e Coentro são os únicos que não pode ser plantados em todas as regiões.

AlimentoSulSudesteCentro-OesteNorteNordeste
Alface
Couve
Espinafre
Salsinha
Cenoura
Beterraba
Tomate
Pimentão
Rabanete
Abobrinha
Melancia
Quiabo
Milho
Feijão
Pepino
Batata-doce
Agrião
Coentro
Berinjela
Manjericão

Caso você tenha perdido: Cultivo de Agosto: As Melhores Plantas por região para sua Horta

Principais cultivos de Setembro:

1. Couve:

O couve é rico em nutrientes e é bem facil de ser cultivado na horta. A dica é plantar em um solo que tenha uma boa drenagem e que seja rico em matéria orgânica e tenha umidade, mas não encharcado.

Caso o seu solo não seja rico em matéria orgânica, você pode conferir o material que temos sobre os adubos para plantas ou compostagem.

No plantio, deixe um espaço de cerca de 40cm entre as plantas e dentro de cerca de 60 dias vai estar pronto para a colheita.

2. Espinafre:

O espinafre é uma ótima opção, é importante que as sementes sejam espalhadas em um solo fértil e drenavel com espaçamento de 20cm entre as plantas. O ideal é que o local receba bastante luz solar ou até mesmo sombra parcial.

A colheita do espinafre ocorre entre 40 a 50 dias.

3. Salsinha:

Outra opção é a salsinha que vai precisar de um local que receba sol e que também tenha sombra. O cuidado da salsinha é bem simples, pois gosta de regas diárias, mas sem encharcar o solo.

A colheita da salsinha ocorre entre 60 a 90 dias.

4. Cenoura:

Já a cenoura vai preferir um espaço que consiga desenvolver as suas raízes, então o ideal é um solo arenoso com boa drenagem. Na hora de plantar garanta que as sementes estejam a cerca de 10cm de distância uma das outras.

A colheita da cenoura ocorre entre 70 a 80 dias.

5. Alho:

Toda casa tem um pouco de alho para usar como tempero, na hora de plantar, escolha o solo fértil e o local precisa receber bastante luz solar. O alho gosta de regas, mas não gosta de ficar encharcado.

A colheita do alho ocorre com cerca de 6 meses. O mais demorado dos alimentos citados.

Dicas de cultivo

Adubação:

A adubação é um fator fundamental para o crescimento saudável das hortaliças, ainda mais se a sua terra não tiver os nutrientes necessários. Como já falamos, você pode utilizar adubos orgânicos ou a compostagem para ter um solo rico em matéria orgânica.

Localização da horta:

A localização da horta tem fator direto na quantidade de luz solar que as plantas vão receber, lembre-se, a maioria das hortaliças precisa de pelo menos 6 horas de sol direto por dia. Então o ideal é avaliar o local onde você quer plantar.

Rega:

Faça com cuidado, água em excesso vai fazer as plantas morrerem e não é isso que queremos. Você pode utilizar um regador de plantas de bico fino ou caso queira investir um pouco mais, considere utilizar um sistema de irrigação para ficar tranquilo.

Leia mais em: Como cultivar uma Horta em Casa – Dicas Essenciais

Gostou de conhecer mais sobre o que plantar em agosto? Continue acompanhando os materiais sobre hortas do nosso blog Verde na Web!

Tags

News

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.