Orquídea Azul: O Segredo por trás da Flor Azul

Orquídea Azul: O Segredo por trás da Flor Azul

As orquídeas tem sua beleza exuberante e que deixa os ambientes das nossas casas e jardins com um aspecto delicado e charomoso. Agora, algo bem comum que está aparecendo são as orquídeas azul.

A coloração azul em flores é algo bem raro na natureza, o que acontece é de você encontrar a Phalaenopsis branca que passa por um processo de coloração artificial.

orquídea azul - fonte: Canva
orquídea azul – fonte: Canva

Existe orquídea azul?

A resposta é não e sim! No Brasil é mais fácil encontrar a orquídea azul através do processo de coloração através de corantes alimentícios que são disponibilizados para a planta e que são absorvidos pelas raízes, então na floração surge, as flores surgem com a cor azulada.

Thelymitra crinita – A verdadeira Orquídea azul

Agora na parte da resposta que é sim, você pode encontrar orquídeas azul com mais facilidade na Austrália, esse é o caso da Thelymitra crinita que são extremamente raras. A sua principal característica e a coloração da flor azul escuro.

Thelymitra Crinita - Fonte: @bungawarra via Instagram
Thelymitra Crinita – Fonte: @bungawarra via Instagram

Como é feita uma orquídea azul?

Como falamos acima, é através de corantes alimentícios. Aqui no Verde na Web sabemos que a orquídea azul pode ser feita de duas maneiras e é importante ter cautela, já que é um processo estressante para a planta.

A primeira é através do próprio caule, onde é feito um buraco e uma seringa com corante alimentício da cor azul ou qualquer outra cor é inserido. Com isso feito, a planta vai absorver e na próxima floração vai gerar flores de cor azul.

O segundo método é menos agressivo, a diferença é que o corante alimentício vai ser adicionado na água e a planta vai “surgar”.

Quanto tempo dura a orquídea azul?

A floração da orquídea azul vai depender dos cuidados que a planta recebe, em média as flores duram entre 60 a 90 dias e depois disso vão secar e cair.

A cor azul que estamos falando vai ocorrer somente em uma floração, a partir da próxima a planta já vai voltar a dar flores na sua coloração normal caso não receba nenhum corante.

Como cuidar?

Na hora de cuidar, garanta que a orquídea receba luz indireta, o substrato deve estar levemente úmido, então pequenas regas diárias são o ideal. Lembre-se de evitar molhar as flores.

Outro ponto é sobre a fertilização que você pode fazer 1x ao mês e o ambiente da orquídea precisa estar com uma boa circulação de ar.

Leia mais em: Como Cuidar de Orquídeas: Cuidados necessários!

A orquídea azul tem algum significado?

Por último, a cor azul é rara na natureza e isso faz que as pessoas fiquem mais encantadas com a sua aparência única. O significado da cor está relacionado com tranquildiade, paz e harmonia que vai representar momentos de serenidade e reflexão.

Uma orquídea azul é uma ótima opção de presente para quem está passando por momentos de reflexão própria na vida.

Leia também: Orquídea Chocolate: Dá até vontade comer, conheça!

Web Stories:

Gostou de conhecer mais sobre a orquídea azul? Gostariamos de convidar você a compartilhar sua experiência com orquídeas nos comentários e continuar acompanhando os materiais sobre flores do Verde na Web!

Tags

News Orquidea

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.