O Tesouro Nacional anunciou, na última quinta-feira (20), a suspensão das novas contratações de financiamentos agrícolas subvencionados pelo Plano Safra 2024/25, a partir desta sexta-feira (21).
A decisão foi comunicada às instituições financeiras por meio do Ofício Circular SEI nº 282/2025/MF e ocorre enquanto o Projeto de Lei Orçamentária de 2025 ainda está em tramitação no Congresso Nacional.
Motivação e Contexto
A suspensão foi motivada pelo aumento dos custos com os programas subsidiados, influenciados pela alta da taxa Selic, atualmente em 13,25%.
Com possíveis novos aumentos previstos para março, a taxa pode chegar a 14,25%, o que eleva ainda mais os custos para o governo.
Exceções e Impactos
Embora todas as novas operações de crédito rural subvencionadas sejam suspensas, as linhas de custeio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) continuam disponíveis.
No entanto, os investimentos são interrompidos, o que pode dificultar o acesso a crédito para os produtores rurais, especialmente em um momento crítico para a segunda safra de milho, colheita de soja e arroz, e tratos culturais em culturas como o café.
Fonte: Canal Rural