Confira as 13 plantas mais raras do mundo

Confira as 13 plantas mais raras do mundo

O mundo está cheio de maravilhas naturais, e as plantas não são exceção. No entanto, só podemos encontrar algumas das plantas mais raras do mundo nos cantos mais remotos do planeta. 

Mas você já ouviu aquela frase que diz que quanto mais difícil de encontrar, mais queremos ir atrás? Pois é, para quem gosta de admirar as belezas botânicas isso também vale!

Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista com 13 das mais espécies raras e intrigantes do mundo para você conhecer. Então, leia até o final e prepare-se para ficar sem fôlego com o que a natureza tem a nos oferecer.

1. Rafflesia arnoldii

A Rafflesia arnoldii é conhecida por produzir a maior flor individual do mundo. Esta planta rara e impressionante é nativa das florestas tropicais da Indonésia. A saber, a flor pode atingir um diâmetro de até um metro e pesar até impressionantes 11 quilos!

Rafflesia Arnoldii / Reprodução Pexels
Rafflesia Arnoldii / Reprodução Pexels

2. Amorphophallus titanum

Conhecida como a flor-cadáver, a Amorphophallus titanum é famosa pelo seu odor desagradável, que é frequentemente comparado ao cheiro de carne em decomposição, além disso, esta planta rara é nativa das florestas tropicais de Sumatra e pode crescer até três metros de altura.

Amorphophallus titanum - Reprodução: Canva
Amorphophallus titanum – Reprodução: Canva

3. Nepenthes rajah é outra das plantas mais raras do mundo

A Nepenthes rajah é uma planta carnívora que pode ser encontrada na Malásia. Ademais, esta espécie rara é conhecida por suas armadilhas de jarro grandes o suficiente para capturar pequenos mamíferos. Desse modo, acredita-se que a planta se alimenta principalmente de insetos, mas também pode capturar pequenos roedores.

Nepenthes rajah / Reprodução Pexels
Nepenthes rajah / Reprodução Pexels

4. Puya raimondii

Continuando com nossa lista de plantas mais raras do mundo, a Puya raimondii, também conhecida como a rainha dos Andes, é a maior espécie do gênero Bromeliaceae. Sendo assim, esta planta belíssima é natural das montanhas dos Andes. A saber, ela pode crescer até 10 metros de altura e produzir até 8.000 flores em uma única inflorescência.

Puya Raimondii - Reprodução / Canva
Puya Raimondii – Reprodução / Canva

5. Wollemia nobilis

A Wollemia nobilis é uma das plantas mais raras e antigas do mundo. Dessa maneira, o descobrimento dessa árvore pré-histórica aconteceu em 1994 em um parque nacional na Austrália. Assim, acredita-se que a Wollemia nobilis exista há mais de 200 milhões de anos.

Wollemia nobilis- Uma das plantas mais raras do mundo / Reprodução Jardim Botânico UTAD
Wollemia nobilis– Uma das plantas mais raras do mundo / Reprodução Jardim Botânico UTAD

6. Welwitschia mirabilis

A Welwitschia mirabilis é uma planta desértica que pode ser encontrada no deserto do Namibe, na África. Extremamente rara e conhecida por sua longevidade, ela conta com alguns espécimes vivendo por mais de 1.000 anos.

Inclusive, uma curiosidade sobre essa planta é que seu nome africano, tweeblaarkanniedood, significa “duas folhas que não podem morrer”. Lindo, não é mesmo?

 Welwitschia mirabilis / Reprodução Pixabay
 Welwitschia mirabilis / Reprodução Pixabay

7. Dracaena cinnabari

A Dracaena cinnabari, também conhecida como a árvore do sangue de dragão, é uma espécie rara que pode ser encontrada no arquipélago de Socotra, no Iêmen. A seiva vermelha da árvore serve, ainda, como corante e medicamento.

Dracaena cinnabari / Reprodução Pixabay
Dracaena cinnabari / Reprodução Pixabay

8. Hydnora africana

A Hydnora africana é uma planta parasita que pode ser encontrada no sul da África. Aliás, curiosamente esta planta rara também é conhecida por planta-vulva.

Hydnora africana/ Twitter / @gunsnrosesgirl3 / arditolastico / Reprodução
Hydnora africana/ Twitter / @gunsnrosesgirl3 / arditolastico / Reprodução

9. Attenborough’s Pitcher Plant é outra das plantas mais raras do mundo

A Attenborough ‘s Pitcher Plant (Nepenthes attenboroughii) é uma planta carnívora que pode ser encontrada nas Filipinas. A saber, ela recebeu esse nome em homenagem ao naturalista Sir David Attenborough.

Attenborough 's Pitcher Plant/ Reprodução Pexels
Attenborough ‘s Pitcher Plant/ Reprodução Pexels

10. Jade Vine

A Jade Vine (Strongylodon macrobotrys) é uma planta rara que pode ser encontrada nas florestas tropicais das Filipinas. Assim, ela é famosa por suas flores pendentes de cor verde-azulada. Inclusive, é possível encontrar mudas dessa planta para comprar aqui no Brasil.

Jade Vine é uma das plantas mais raras do mundo / Reprodução Pixabay
Jade Vine é uma das plantas mais raras do mundo / Reprodução Pixabay

11. Ghost Orchid é mais uma das plantas mais raras do mundo

A Ghost Orchid (Dendrophylax lindenii) é uma espécie raríssima de orquídea. Com flores brancas e um formato interessante que lembra um fantasma (daí o nome), é possível encontrá-la na Flórida, Cuba e nas Bahamas. Então, para quem ama ter e cuidar de orquídeas, esse é um verdadeiro colírio para os olhos, não é mesmo?

Dendrophylax lindenii - Reprodução / Instagram
Dendrophylax lindenii – Reprodução / Instagram

12. Parrot’s Beak

O Parrot ‘s Beak (Lotus berthelotii) é uma planta rara que pode ser encontrada nas Ilhas Canárias. Ademais, ela é conhecida por suas flores laranja-avermelhadas que se assemelham ao bico de um papagaio.

Parrot’s Beak / Reprodução Adobe Stock
Parrot’s Beak / Reprodução Adobe Stock

13. Middlemist Red

Por fim, a Middlemist Red (Middlemist camellia) é considerado a planta mais rara do mundo. Isso porque existem apenas dois espécimes conhecidos no mundo, um na Nova Zelândia e outro no Reino Unido.

Com uma coloração rosa avermelhado delicado e pétalas abundantes, essa é uma das flores mais perfeitas do mundo. Aliás, seu nome é uma homenagem a John Middlemist, que coletou uma muda na China e a levou para a Inglaterra.

Dessa forma, apenas as casas muito ricas, com dinheiro para comprá-la, é que tinham o privilégio de tê-la no ano de 1804 e seguintes. Depois, então, essas plantas deixaram de existir na China. No entanto, como as mudas foram parar na Nova Zelândia é um verdadeiro mistério até hoje.

De todo modo, os dois únicos exemplares hoje estão na Inglaterra e na Nova Zelândia.

Middlemist Red: mais uma das plantas mais raras do mundo / Reprodução Pexels
Middlemist Red: mais uma das plantas mais raras do mundo / Reprodução Pexels
Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.