Um apartamento com plantas que florescem, sem dúvidas, cria um ambiente mais bonito e vivo, entretanto saber escolher a planta ideal para o apartamento é um passo fundamental.
Alguns tipos de plantas não cabem em apartamentos por conta do seu tamanho ou não se adequam ao ambiente e criam um esforço maior da nossa parte para a criação delas, o que não é o ideal, pois a planta não está no ambiente correto.
Pensando nesses fatores separamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher plantas para cada ambiente do apartamento e para facilitar sua leitura, separamos o conteúdo deste artigo nos seguintes tópicos:
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- 5 Plantas que não Precisam de Sol Frequente;
- Horta em Apartamento: O que Plantar e Local Correto;
- Como Regar as Plantas? Tem um jeito certo de fazer.

Cultivo de plantas no ambiente do apartamento
No ambiente do apartamento, você pode optar mais por plantas que gostam de temperaturas mais elevadas, algo entre 20 a 25° graus, já que geralmente são essas que costumam ter uma adaptação melhor ao ambiente.
Nesse caso o ideal é realizar o plantio em jardineiras nas sacadas ou local que receba bastante sol na parte da manhã.
Qualquer planta que você cuide dentro do apartamento, precisa seguir um processo de cuidados, como localização adequada, fertilizantes, regar corretamente, proteção contra pragas e remoção das partes que não estão saudáveis.
Cultivo de plantas no quarto
As plantas cultivadas no quarto são uma ótima opção, pois trazem alguns benefícios, como relaxamento, purificação do ar, calmante e vitalidade ao espaço.
Os benefícios citados já servem para retirar o receio de ter uma planta no quarto, já que antigamente, as pessoas costumavam falar que as plantas no quarto roubavam o nosso ar.
Como qualquer ambiente, é necessário que tenha luz do sol por pelo menos duas horas por dia para que a planta fique em um local saudável.
Você pode optar por cultivar:
- Espada de São Jorge;
- Lavanda;
- Lírio da Paz;
- Hera;
- Orquídea;
- Chuva de Ouro.
Lembrando que são plantas que não exigem um cuidado complexo.
Cultivo de plantas na cozinha
O primeiro passo é avaliar as condições naturais da sua cozinha para ter boas plantas, porque naturalmente a planta vai precisar de luminosidade, ventilação, espaço e uma temperatura agradável.
Nesse ambiente, você pode optar por plantas com folhagens pequenas, suculentas, ervas aromáticas e plantas que exalam perfume a noite para decorar a cozinha. Lembre-se que a temperatura do fogão não permite o cultivo de plantas sensíveis ao calor.
Você pode optar por algumas espécies:
- Samambaia;
- Hera;
- Bromélia;
- Violeta;
- Antúrio;
- Suculentas de sombra.
Leia também: Plantas para Cozinha: 5 Espécies, Dicas e Ideias de Decoração
Cultivo de plantas no banheiro
Você pode acabar tendo um pouco de receio de colocar uma planta no banheiro, mas saiba que é uma ótima opção para tornar o espaço mais aconchegante, além de que ajuda a renovar e purificar o ar do ambiente.
Como o banheiro é um ambiente úmido e gera calor por conta do banho, você precisa se atentar na hora de escolher a planta por que ela precisa ter um ambiente que tenha luz natural e ventilação de ar.
Em relação à espécie é necessário escolher plantas que gostem de umidade e não sofram com mudanças de temperatura por conta do banho.
Algumas espécies para esse ambiente:
Depois de saber como escolher plantas para apartamento, você pode acompanhar mais artigos relacionados a dicas de jardinagem.