Confira as 13 plantas mais raras do mundo
O mundo está cheio de maravilhas naturais, e as plantas não são exceção. No entanto, só podemos encontrar algumas das plantas mais raras do mundo nos cantos mais remotos do planeta.
Mas você já ouviu aquela frase que diz que quanto mais difícil de encontrar, mais queremos ir atrás? Pois é, para quem gosta de admirar as belezas botânicas isso também vale!
Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista com 13 das mais espécies raras e intrigantes do mundo para você conhecer. Então, leia até o final e prepare-se para ficar sem fôlego com o que a natureza tem a nos oferecer.
1. Rafflesia arnoldii
A Rafflesia arnoldii é conhecida por produzir a maior flor individual do mundo. Esta planta rara e impressionante é nativa das florestas tropicais da Indonésia. A saber, a flor pode atingir um diâmetro de até um metro e pesar até impressionantes 11 quilos!
2. Amorphophallus titanum
Conhecida como a flor-cadáver, a Amorphophallus titanum é famosa pelo seu odor desagradável, que é frequentemente comparado ao cheiro de carne em decomposição, além disso, esta planta rara é nativa das florestas tropicais de Sumatra e pode crescer até três metros de altura.
3. Nepenthes rajah é outra das plantas mais raras do mundo
A Nepenthes rajah é uma planta carnívora que pode ser encontrada na Malásia. Ademais, esta espécie rara é conhecida por suas armadilhas de jarro grandes o suficiente para capturar pequenos mamíferos. Desse modo, acredita-se que a planta se alimenta principalmente de insetos, mas também pode capturar pequenos roedores.
4. Puya raimondii
Continuando com nossa lista de plantas mais raras do mundo, a Puya raimondii, também conhecida como a rainha dos Andes, é a maior espécie do gênero Bromeliaceae. Sendo assim, esta planta belíssima é natural das montanhas dos Andes. A saber, ela pode crescer até 10 metros de altura e produzir até 8.000 flores em uma única inflorescência.
5. Wollemia nobilis
A Wollemia nobilis é uma das plantas mais raras e antigas do mundo. Dessa maneira, o descobrimento dessa árvore pré-histórica aconteceu em 1994 em um parque nacional na Austrália. Assim, acredita-se que a Wollemia nobilis exista há mais de 200 milhões de anos.
6. Welwitschia mirabilis
A Welwitschia mirabilis é uma planta desértica que pode ser encontrada no deserto do Namibe, na África. Extremamente rara e conhecida por sua longevidade, ela conta com alguns espécimes vivendo por mais de 1.000 anos.
Inclusive, uma curiosidade sobre essa planta é que seu nome africano, tweeblaarkanniedood, significa “duas folhas que não podem morrer”. Lindo, não é mesmo?
7. Dracaena cinnabari
A Dracaena cinnabari, também conhecida como a árvore do sangue de dragão, é uma espécie rara que pode ser encontrada no arquipélago de Socotra, no Iêmen. A seiva vermelha da árvore serve, ainda, como corante e medicamento.
8. Hydnora africana
A Hydnora africana é uma planta parasita que pode ser encontrada no sul da África. Aliás, curiosamente esta planta rara também é conhecida por planta-vulva.
9. Attenborough’s Pitcher Plant é outra das plantas mais raras do mundo
A Attenborough ‘s Pitcher Plant (Nepenthes attenboroughii) é uma planta carnívora que pode ser encontrada nas Filipinas. A saber, ela recebeu esse nome em homenagem ao naturalista Sir David Attenborough.
10. Jade Vine
A Jade Vine (Strongylodon macrobotrys) é uma planta rara que pode ser encontrada nas florestas tropicais das Filipinas. Assim, ela é famosa por suas flores pendentes de cor verde-azulada. Inclusive, é possível encontrar mudas dessa planta para comprar aqui no Brasil.
11. Ghost Orchid é mais uma das plantas mais raras do mundo
A Ghost Orchid (Dendrophylax lindenii) é uma espécie raríssima de orquídea. Com flores brancas e um formato interessante que lembra um fantasma (daí o nome), é possível encontrá-la na Flórida, Cuba e nas Bahamas. Então, para quem ama ter e cuidar de orquídeas, esse é um verdadeiro colírio para os olhos, não é mesmo?
12. Parrot’s Beak
O Parrot ‘s Beak (Lotus berthelotii) é uma planta rara que pode ser encontrada nas Ilhas Canárias. Ademais, ela é conhecida por suas flores laranja-avermelhadas que se assemelham ao bico de um papagaio.
13. Middlemist Red
Por fim, a Middlemist Red (Middlemist camellia) é considerado a planta mais rara do mundo. Isso porque existem apenas dois espécimes conhecidos no mundo, um na Nova Zelândia e outro no Reino Unido.
Com uma coloração rosa avermelhado delicado e pétalas abundantes, essa é uma das flores mais perfeitas do mundo. Aliás, seu nome é uma homenagem a John Middlemist, que coletou uma muda na China e a levou para a Inglaterra.
Dessa forma, apenas as casas muito ricas, com dinheiro para comprá-la, é que tinham o privilégio de tê-la no ano de 1804 e seguintes. Depois, então, essas plantas deixaram de existir na China. No entanto, como as mudas foram parar na Nova Zelândia é um verdadeiro mistério até hoje.
De todo modo, os dois únicos exemplares hoje estão na Inglaterra e na Nova Zelândia.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente