O uso de inseticidas químicos pode acabar sendo prejudicial para as plantas que vão receber, para o meio ambiente e até mesmo para os seres humanos, por conta disso, muitas pessoas tem buscado inseticidas caseiros para proteger suas plantas.
No artigo de hoje, vamos falar mais sobre a importância dos inseticidas naturais, controle de pragas e como você pode fazer inseticida caseiro em casa.
Por que usar um inseticida caseiro?
A utilização dos inseticidas naturais ajudam a manter o equilíbrio do ecossistema e vai ajudar a preservar insetos que ajudam no controle de pragas e na polinização das plantas.
Diferente dos químicos que vão matar tudo que encontrar e são mais tóxicos deixando resíduos que vão prejudicar o solo ou até mesmo as plantas no futuro.
Como fazer inseticida caseiro?
Escolhemos três inseticidas caseiros que são bastante populares e fáceis de encontrar em mercados e lojas online.
Óleo de Neem
Um produto natural que é extraído da árvore de neem, originário da Índia, o óleo de neem é indicado para diversas pragas, como pulgões, cochonilhas, tripés, mosca branca e outras pragas.
O principal ativo do óleo de neem é a azadiractina que vai impedir que a praga se alimenta, cresça e reproduza nas plantas. A aplicação do produto deve ser misturado em 1 colhe de chá em 1 litro de água e depois aplicado na parte da manhã ou final da tarde nas plantas.
Óleo de Andiroba
O uso do óleo de Andiroba é potente contra pulgões, lagartas, cochonilhas, fungos, ácaros e bactérias. Na hora de aplicar, misture uma colher rasa de sobrema do óleo em um litro de água e coloque em um pulverizador de plantas.
Aplique a mistura na parte da manhã ou final da tarde, evitando o sol forte. O óleo de andiroba vai servir para criar uma membrana que protege as plantas e deve ser usado no máximo duas vezes por semana.
Sabão de coco
O sabão de coco é uma opção eficaz contra pulgões, cochonilhas e lagartos. O que você vai precisar é uma barra de sabão de coco, água morna e um ralador.
Com isso em mãos, você deverá ralar o sabão junto a água e depois colocar a mistura dentro de um borrifador de água aplicando nas folhas na parte de trás que é onde os insetos estarão escondidos.
Gostou de conhecer sobre os inseticidas caseiros?
Utilizar inseticidas naturais e caseiros é um forma sustentável de cuidar das plantas e de todo o ecossistema sendo seguros para os humanos, meio ambiente e eficiente contra pragas que estão matando as plantinhas.
Também gostariamos de te convidar a deixar o seu comentário com mais dicas sobre inseticidas caseiros que você ache interessante e continue acompanhando os materiais sobre pragas do nosso blog Verde na Web!