Echeveria Lilacina: a famosa Suculenta Rosa de Pedra!

HomeSuculentasEspécies de SuculentaEcheveria Lilacina: a famosa Suculenta Rosa de Pedra!

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Provavelmente você já deve ter visto a Suculenta Rosa de Pedra ao rolar o feed do Instagram!

Essa suculenta, que também é conhecida pelo seu nome científico Echeveria Lilacina, é muito utilizada na decoração de interiores, visto que ela é muito bonita, charmosa e delicada!

Continue acompanhando esse artigo para conhecer tudo sobre essa suculenta: principais características, como cuidar, dicas de cultivo e muito mais, confira!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Principais características da Echeveria Lilacina:

A Echeveria Lilacina é conhecida pelo seu nome popular “Rosa de Pedra”, pois no seu habitat natural, é muito comum que ela seja encontrada em meio às pedras. Além disso, muitas pessoas associam esse nome ao seu formato achatado e coloração acinzentada.

Suas folhas são organizadas em formato de roseta, com as pontas levemente “puxadas”, como se fossem produzidas por um bico de confeiteiro.

Além disso, essa suculenta pode ser encontrada com variações de cores, apresentando uma tonalidade predominante entre cinza, lilás e azul. Essa coloração pode variar de espécie e também a quantidade de exposição ao sol e regas.

Por cima das folhas, é possível perceber uma leve camada de um pó translúcido. Mas não se preocupe, esse pó não é tóxico! Essa substância é a pruína, que ajuda a prevenir as folhas das plantas das altas temperaturas do sol.


Como cultivar a Suculenta Rosa de Pedra?

Primeiramente, é importante que você saiba que essa suculenta é muito delicada!

Por isso, tenha muito cuidado ao manusear essa plantinha! Principalmente ao replantar, retirar as folhas secas e fazer as regas.

Outro ponto de atenção, é ter muito cuidado ao borrifar ou aplicar fertilizantes e inseticidas, pois essas substâncias quando entram em contato com a folha da suculenta, podem fazer com que ela pare de produzir a pruína.

Acompanhe a seguir, outros cuidados básicos para ter uma suculenta sempre saudável e bonita:

  • Iluminação: Essa suculenta pode ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra. Só não deixe o vasinho dentro de casa o dia inteiro, ele precisa receber no mínimo, 4 horas de iluminação direta do sol, por dia.
  • Regas: Regas regulares são perfeitas! Você pode conferir o vaso toda semana e fazer a rega somente quando perceber que a terra estiver seca.
  • Temperatura: Cuidado com os excessos! Frio ou calor em excesso pode prejudicar o desenvolvimento da planta.
  • Vaso: Escolha vasos com furos no fundo para permitir a saída da água em excesso e também vasos que acompanhem o crescimento e o tamanho da suculenta. 
  • Substrato: O solo ideal para a Rosa de Pedra é bem drenado! Para não errar, você pode optar por terras específicas para cactos e suculentas ou pelos substratos da Carolina Soil.
  • Umidade: Essa suculenta não gosta de umidade, já que o excesso de água no vaso pode apodrecer as suas raízes. Então, na época de chuva, é importante deixar o vaso em um local mais coberto.


Floração da Rosa de Pedra

Quando a suculenta atingir sua fase adulta, ela pode sim florir!

A floração da Rosa de Pedra acontece entre o final do inverno e no início da primavera. Durante esse período, pode nascer uma haste floral, que nas suas extremidades, desabrocham pequenas flores em formato de sino, que variam entre os tons de rosa, laranja e coral.

Apesar de linda, a haste floral deve ser cortada depois de alguns dias. Isso acontece porque além da haste floral exigir muitos nutrientes da planta, ela pode atrair conchonilhas para o seu vaso!

Cortando a haste, você garante que ela possa florir novamente no próximo ano também!


Como fazer mudas da Echeveria Lilacina?

Para fazer mudas da Suculenta Rosa de Pedra é bem simples! Basta remover algumas folhas da suculenta (lembre-se de fazer isso com bastante delicadeza) ou usar aquelas que caíram de forma natural e colocá-las em um berçário de suculentas. Em poucas semanas, já vão começar a surgir as primeiras raízes e brotinhos.

Gostou de conhecer mais sobre a Suculenta Rosa de Pedra? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados