A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou que o Brasil deve colher uma safra recorde de 325,7 milhões de toneladas de grãos na temporada 2024/25.
Este volume representa um aumento de 9,4% em relação à safra anterior, impulsionado por um aumento de 2,1% na área cultivada e uma recuperação de 7,1% na produtividade média das lavouras.
Crescimento em Diversas Culturas
A safra projetada para 2024/25 deve ser a maior da série histórica da Conab, conforme o 5º Levantamento da Safra de Grãos. As principais culturas que contribuem para esse crescimento incluem:
Milho:
A produção total deve alcançar 122 milhões de toneladas, um aumento de 5,5% em relação à safra anterior. A produtividade média do milho teve um ganho de 9,9%, compensando a redução de 6,6% na área semeada para a primeira safra.
A segunda safra do milho também apresenta perspectivas positivas, com crescimento de 2,4% na área plantada e uma produção projetada de 96 milhões de toneladas, alta de 6,4%.
Soja:
A expectativa é que a produção atinja 166 milhões de toneladas, um aumento significativo de cerca de 18 milhões de toneladas em relação à safra anterior.
O crescimento é atribuído ao aumento na área destinada à cultura e à recuperação da produtividade média, especialmente em regiões como Paraná, Santa Catarina e o Centro-Oeste.
Além disso, outras culturas como arroz, feijão e algodão também devem contribuir para o crescimento geral da safra.
Fonte: Canal Rural
Leia também:
- Mercado de Café: Ajustes e Realização de Lucros na Quinta-feira
- 10 erros comuns na poda de plantas e como evitar
- Como criar um espaço zen no Jardim para relaxar