Suculenta Orelha de Shrek: Gosta mais de Sol ou Sombra?

HomeSuculentasEspécies de SuculentaSuculenta Orelha de Shrek: Gosta mais de Sol ou Sombra?

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Procurando uma suculenta diferente para o seu ambiente? Então a Crassula Ovata “Gollum” ou Orelha de Shrek é uma ótima opção para você, pois suas folhas têm aparência de tubo e carnudas, isso deixa sua aparência semelhante à das trombetas. 

Hoje falaremos tudo sobre a suculenta que lembra a orelha do personagem Shrek, então continue sua leitura aqui com a gente.

Artigos que podem ser do seu interesse:

colonia de suculenta orelha de shrek

Principais características da Orelha de Shrek

Pertencente à família Crassulaceae sendo nativa da África do Sul e Moçambique, a crassula ovata gollum é popularmente conhecida como “gollum” e “orelha de shrek”. 

A sua principal característica são as suas folhas tubulares com uma cor verde brilhante e ao redor das “trombetas” possui cores avermelhadas, além disso o seu crescimento é considerado lento e pode chegar aos 60cm de largura e 80cm de altura.

Com o passar do tempo, você vai observar que o tronco vai se tornar grosso e espesso, o que permite moldar e formar pequenas árvores que vai lembrar as formas do bonsai.

Flor da Orelha de Shrek

Algo que pode te causar estranheza, é que sim, a flor da orelha de shrek existe e a sua floração surge no final do outono e vai até o começo do inverno, mas a floração só ocorre se a planta está em um local que fique exposta à luz direta do sol.

As principais características das suas flores é que são pequenas com cor branca ou rosadas no formato de estrela e estames cor de rosa.

Flor da orelha de Shrek - Fonte: @huertinga via instagram
Flor da orelha de Shrek – Fonte: @huertinga via instagram

Como cuidar da Orelha de Shrek

Os cuidados com a orelha de shrek são simples, podemos dizer que essa é uma suculenta que os iniciantes não terão dificuldades. 

Luz ou Iluminação 

Uma dúvida como é se a orelha de shrek gosta de sol ou sombra, a resposta aqui é sim! Então escolha um local que tenha sol pleno ou meia sombra, pois quanto mais luz natural a suculenta gollum receber, mais manchas vermelhas que é uma característica serão formadas. 

Uma dica, caso na sua região faça muito calor na parte da tarde, opte por um local que pegue sombra na parte da tarde. 

Temperatura

Já mencionamos que a Shrek gosta de sol pleno ou meia sombra, então ambientes quentes são melhores e durante a época de inverno não deixe pegar a friagem já que ela não tolera temperaturas abaixo de -1°. 

Solo e Substrato

Na hora de escolher um solo e substrato, opte por escolher um com boa drenagem, fértil e de pH neutro. Uma boa opção é a mistura de terra vegetal e areia grossa em quantidades iguais, entretanto verifique se o solo está drenando a água ou secando rapidamente. 

Regas

Quando for regar, utilize o método do palito no substrato e caso saia totalmente seco ou as folhas da shrek estejam murchas, aí você pode regar. 

Evite realizar regas frequentes, pois o excesso de água é um dos motivos que fazem as suculentas morrerem.

Porque a Orelha de Shrek Murcha?

Um sinal comum que a orelha de shrek não está bem é quando as suas folhas estão murchas, na maioria dos casos, isso indica a falta de água no substrato. Para melhorar a situação, realize a rega na suculenta e evite que o solo fique encharcado.

Como fazer muda da Orelha de Shrek?

A sua propagação é simples, só que vale lembrar que é uma suculenta de crescimento lento, então até ter novas mudas grandes vai levar um tempinho. 

É possível propagar a orelha de shrek das seguintes maneiras:

  • Através de semelhantes 
  • Remoção de folhas saudáveis e plantio 
  • Remoção do caule de 5cm de comprimento com pelo menos duas folhas

Não se esqueça de deixar as folhas ou caule em uma área quente com luz indireta por alguns dias para que forme uma camada grossa e estimule o enraizamento.

Gostou de conhecer mais sobre a Orelha de Shrek? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados