Suculentas Vermelhas: 10 Espécies e Porque ficam vermelhas

HomeSuculentasSuculentas Vermelhas: 10 Espécies e Porque ficam vermelhas

Publicado em

Categorias:
RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

Uma das cores que mais chamam a nossa atenção é o vermelho, agora, imagina ter suculentas vermelhas. Com certeza vai chamar a atenção no ambiente que você colocar. 

Existem algumas dúvidas comuns sobre as suculentas vermelhas e neste artigo iremos te explicar mais sobre e apresentar algumas espécies que são naturalmente vermelhas.

img - suculentas vermelhas
img – suculentas vermelhas

Sobre as Suculentas Vermelhas

As antocianinas são pigmentos vegetais e esses pigmentos são responsáveis por dar a variedade de cores das suculentas. Então em uma condição ácida o pigmento irá puxar para coloração vermelha. 

Para influenciar na coloração das suculentas, o estresse gerado pela luminosidade do sol, o estresse gerado pela falta de água e o estresse gerado pela falta de adubação vão ajudar a suculenta a realçar a sua cor. 

Então encontrar suculentas vermelhas é algo comum, mas é necessário reparar se a planta não foi pintada artificialmente.

Como as suculentas podem ficar vermelhas?

Algumas espécies de suculentas naturalmente vão para a coloração vermelha e para ajudar a realçar as cores, o que podemos fazer é: 

Gerando estresse solar 

A maioria das espécies de coloração avermelhada ficam no sol pleno, o que significa que elas recebem no mínimo 6 horas de sol por dia. Isso ajuda no desenvolvimento da cor. 

Gerando estresse hídrico

Uma outra maneira é limitando a quantidade de regas que a suculenta recebe e deixando somente com o necessário para que a falta de água ajude a destacar a cor da suculenta. 

Claro que é necessário verificar se a suculenta está saudável para que a falta de água não acabe matando a planta.

Gerando estresse pela falta de adubação

É comum que as pessoas queiram adubar a suculenta para que cresça mais rápido, entretanto um bom substrato já facilita o crescimento e fornece os nutrientes necessários para a planta. 

O excesso de adubação além de ser prejudicial para a planta, pode atrapalhar no desenvolvimento da sua coloração.

Leia mais em: Técnicas para Fazer Suculentas Coloridas!

10 Espécies de Suculentas Vermelhas 

Separamos 10 espécies de suculentas vermelhas para você conhecer que vão estar entre Echeverias, Sinocrassula, Crassula, Kalanchoe e Sempervivum.

Echeveria Agavoides ‘Atlas’

A Echeveria Atlas é uma suculenta rara que possui um preço mais alto por ser difícil de achar e as suas folhas são totalmente vermelhas.

foto-echeveria-agavoides-atlas-na-mao
foto-echeveria-agavoides-atlas-na-mao

Echeveria ‘Sanguínea’

A Echeveria Sanguínea é bem comum de ser encontrada na cor verde, entretanto nas condições corretas as pontas das folhas vão puxar para tonalidade vermelha

foto echeveria sanguinia vaso de pedrinhas
Echeveria Sanguinia

Echeveria Agavoides ‘Electra’

A Echeveria Electra chama atenção pela coloração das suas folhas e como o tom vermelho fica ao redor das folhas realçando a beleza da planta.

foto-echeveria-agavoides-electra-vaso-grande
foto-echeveria-agavoides-electra-vaso-grande

Echeveria Agavoides ‘Celestia’

A Echeveria Celestia se destaca pelas suas folhas serem pontiagudas e junto com a coloração vermelha passa a sensação de ser única quando comparada a outras.

foto-echeveria-agavoides-celestia-vasinhos
foto-echeveria-agavoides-celestia-vasinhos

Sinocrassula Indica

A Sinocrassula Indica vai ter uma coloração vermelha mais escurecida e o que vai fazer essa suculenta se destacar é por estarem em mais de uma unidade.

foto-sinocrassula-indica-na-mao
foto-sinocrassula-indica-na-mao

Kalanchoe ‘Fantastic’

A Kalanchoe Fantastic não tem esse nome atoa, as suas folhas são realmente fantásticas e vão chamar atenção em qualquer ambiente.

Leia mais em: Kalanchoe fantastic: Como Cultivar e Propagação

Kalanchoe Fantastic

Sedum Rubrotinctum

A Sedum Rubrotinctum é conhecida popularmente como dedinho de moça e essa suculenta é encontrada com a verde, mas ficando no sol pode puxar a coloração vermelha.

foto-Sedum-Rubrotinctum-vermelha
foto-Sedum-Rubrotinctum-vermelha

Sempervivum Red Rubin

A Sempervivum Red Rubin tem uma mescla da coloração vermelha escura e verde nas suas folhas e se destaca pelo volume e tamanho que possui.

Sempervivum Red Rubin

Crassula Capitella Subsp. Thyriosa – Red Pagoda

E por último, a Crassula Red Pagoda que é uma planta com característica única que vai chamar atenção pelo formato das suas folhas e coloração forte. 

Crassula Capitella Subsp. Thyriosa - Red Pagoda
Crassula Capitella Subsp. Thyriosa – Red Pagoda

Perguntas frequentes sobre as Suculentas Vermelhas:

Porque as suculentas ficam vermelhas?

As suculentas ficam vermelhas por conta do estresse ambiental que sofrem. A mudança de cor é uma forma de proteção contra condições, como exposição prolongada a sol intenso, temperaturas frias ou falta de água. As antocianinas são os responsáveis pela coloração avermelhada e atuam como uma espécie de “protetor solar” para a planta.

Como fazer para suculenta ficar vermelha?

Um modo para fazer que a suculenta fique avermelhada e expô-la de maneira gradativa a luz solar direta de forma controlada. Iso vai evitar queimaduras na suculenta. Outro jeito é diminuir a quantidade de regas para que sofre o estresse hídrico e assim ocorra a alteração da cor, entretanto é necessário observar se a planta não está sendo prejudicada.

Gostou de conhecer mais sobre as suculentas vermelhas? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais dicas de suculentas no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados