Crassula Perforata: A Suculenta que lembra pequenas torres
Uma suculenta que cresce sentido ao céu! A Crassula perforata é uma susu muito adorada pelos amantes de suculentas por conta do seu formato compacto que cresce para cima podendo chegar a até 1m de altura.
Só que as espécies de Crassula precisam de um pouco mais de cuidados para garantir que não fiquem queimadas, apodreçam e acabem morrendo.
Neste artigo você vai conferir as principais caraterísticas e como deve cuidar dessa suculenta na sua casa!
Principais Características da Crassula Perforata
É uma espécie conhecida popularmente como Corrente de botões sendo nativa da África do Sul, nas regiões do Cabo e KwaZulu-Natal, a Crassula perforata tem um crescimento médio para rápido com caules marrom e folhas verde com bordinhas avermelhadas.
A etimologia dessa espécie “perforata” traz o significado de ser algo “perfurado” ou “penetrado” por conta da aparência das folhas. Além disso, é uma espécie que não é tóxica aos pets e pessoas.
O seu tamanho pode chegar a 1m de altura e as folhas são triangulares em pares opostos com até 3cm de comprimento e 2cm de largura. Sua aparência formosa e distinta chama a atenção por conta de parecer uma pequena moita, pois é comum encontrar essa suculenta em várias unidades.
Como é a Floração?
A floração da Crassula perforata ocorre na primavera e o que mais chama a atenção é a quantidade de flores que surgem juntas sendo pequenas com cores brancas ou amarelo em formato de estrela. Isso cria um visual único na suculenta
Resumo:
Item | Descrição |
---|---|
Nome Científico: | Crassula Perforata |
Nomes Populares: | Corrente de botões |
Origem: | África do Sul |
Ciclo de Vida: | Perene |
Porte: | Pequeno – Até 1 metro |
Floração: | Flores pequenas e amarelas na Primavera |
Clima: | Mais amenos |
Como cultivar a Crassula Perforata?
Os cultivos dessa suculenta precisam ter mais atenção em relação ao local e exposição ao sol e para ajudar preparamos algumas dicas sobre o cultivo
- Exposição a Luz: Gosta de sombra parcial, mas pode ficar em sol pleno desde que seja em regiões de clima mais frios como o Sul do país. Agora em demais regiões, onde o sol da tarde já é mais forte o indicado é cultivar em sombra parcial. Isso vai garantir que as folhas não fiquem queimadas e acabem morrendo.
- Local de Cultivo: Cultive a crassula perforata perto de janelas, jardins e varandas com exposição direta ou indireta de sol com proteção na hora mais quente do dia.
- Substrato ideal: Utilize um substrato drenável e prontos para suculentas. Uma dica é utilizar a casca de pinus na hora de montar o vaso.
- Quantidade de regas: Não gosta de regas excessivas, então regue 1x semana ou de acordo com a necessidade da sua região durante o verão e no inverno diminua a rega para 1x a cada 15 dias.
- Adubação ou Fertilização: O sugerido é fazer a adubação na primavera e no verão que é a fase ativa da suculenta, no inverno o seu crescimento é mais lento. Uma sugestão é utilizar adubo orgânico ou adubo com base em NPK.
Leia mais em: Como cuidar de Suculentas?
Como fazer mudas?
A propagação da Crassula perforata pode ser feita através das folhas e estacas da planta mãe, sugerimos que você de preferência por fazer mudas de estaca que vai aumentar a quantidade de exemplares rapidamente, pois a haste que foi cortada, normalmente, da origem a duas novas folhas.
Para isso, você deverá seguir os seguintes passos:
- Pegue uma tesoura de poda higienizada;
- Selecione uma haste da planta mãe grande e saudável;
- Corte uma haste como pelo menos 5cm de comprimento;
- Retire um par de folha da base para dar sustentação no plantio;
- Passe canela na base do corte;
- Coloque a nova haste em um vaso e não regue na primeira semana;
- Após 1 semana, regue um pouco sem encharcar o solo.
Pronto! Seguindo essas dicas você vai conseguir propagar a sua suculenta e em pouco tempo conseguirá ter uma vaso bem cheio em casa.
Leia mais em: Como fazer mudas de suculentas?
Gostou de conhecer a Crassula Perforata?
Pequenos arranha-céus que você vai ter em casa ao cultivar a Crassula perforata, uma suculenta que tem os cuidados simples, mas que precisa de atenção ao local de cultivo e exposição ao sol.
Aproveitamos esse momento para te convidar a deixar o seu comentário com mais dicas sobre essa suculenta que você ache interessante e continue acompanhando os materiais sobre especies de suculentas do nosso blog Verde na Web!
Referências:
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente