Haworthia cooperi: A beleza transparente no Jardim
Com sua aparência singular e cuidados simples, a Haworthia cooperi tem conquistado o coração de muitos amantes de suculentas com as pequenas folhas e com a aparência de pelinhos nas folhas.
Principais caracterítiscas da Haworthia cooperi
Sua origem é de bem longe, lá da África do Sul, na região do Cabo Oriental. A Haworthia cooperi tem uma beleza única, o seu crescimento é lento e forma uma aglomerado de rosetas sem caule ou com um caule pequeno.
As suas folhas são grossas e carnudas com uma coloração no verde escura na base e na ponta fica quase transparente, outro ponto é que reparando mais de perto você vai perceber pequenas pontinhas quase transparentes ao redor das folhas.
É uma suculenta ideal para pequenos ambientes, pois pode ser cultivar em vasos de pequeno porte já que o seu créscimento vai chegar a até 8cm de diâmetro e folhas com até 4.5cm de comprimento.
Além disso, o nome “cooperi” se trata a uma homenagem a Thomas Cooper que foi um botânico e explorador inglês que trabalhou para coletar plantas na África do Sul entre 1859 a 1862.
Resumo da Haworthia cooperi
Item | Descrição |
---|---|
Nome Científico: | Haworthia cooperi |
Nomes Populares: | Não possui |
Origem: | África do Sul – Cabo Oriental |
Ciclo de Vida: | Perene |
Porte: | Pequeno. Rosetas crescem até 8 cm de diâmetro. |
Floração: | Primavera ao verão. |
Clima: | Prefere climas mais amenos. Não é resistente a geadas. |
O que é o gênero Haworthia?
O termo “Haworthia” representa o nome de um gênero de diversas espécies de suculentas que são irmãs ou primas da cooperi. Cada uma dessas espécies tem o seu charme especial e a maioria delas é originária da África do Sul que é conhecida por suas suculentas resistentes.
Tem floração? Como é?
A cooperi tem uma floração que ocorre na primavera ao verão, suas flores são brancas e surgem de caules que podem chegar a até 40cm de altura.
Como cultivar a Haworthia cooperi?
O cultivo da cooperi é ideal para quem não tem muito tempo de cuidar de um jardim grande, abaixo deixamos algumas dicas que você pode usar no seu dia a dia:
Luz: Essa planta ama luz indireta. Evite o sol direto, que pode queimar suas folhas. Um local bem iluminado, como uma janela já serve.
Solo: Opte por um solo bem drenado, como os de suculentas e cactos. Isso evitará que a água fique acumulada, o que pode apodrecer as raízes.
Rega: Não precisa de muita água. O ideal é molhar quando o solo estiver seco, mas sempre com moderação.
Temperatura: Ela gosta de temperaturas amenas. Evite locais muito frios ou muito quentes.
Adubo: Uma vez por mês, na primavera e verão, você pode alimentar sua planta com um adubo para suculentas de preferência longe das raízes e de liberação lenta.
Leia mais em: Como cuidar de Suculentas?
Como fazer mudas?
A propagação da cooperi não é tão simples, o que você vai precisar é ter cuidado na hora de manipular para não estragar ou até mesmo matar a suculenta.
Propagação por pequenas rosetas
- Você vai procurar por pequenas rosetas que estão na base da roseta principal, caso você não encontre, então o ideal é esperar até que surja.
- Achou uma pequena roseta? Então separe com delicadeza da planta mãe com uma pinça suave ou até mesmo usando os dedos garantindo que a pequena roseta venha com raízes.
- Agora com deixe secar o corte por 1 ou 2 dias.
- Após o período, plante em um novo vaso
- Dentro de algumas semanas, a planta vai desenvolver raízes e começará a dar sinais de crescimento.
Leia mais em: Como fazer mudas de suculentas?
Doenças que pode pegar
Todas as plantas podem contrair alguma doenças em algum momento da vida e a Haworthia cooperi não está isenta disso, entretanto é mais comum de acontecer em casos onde a suculenta não recebe os cuidados necessários para ter um bom desenvolvimento.
Então fique de olho em sinais de apodrecimento, manchas nas folhas, presença de pragas como cochonillas e pulgões. Caso você ache algum desses sinais é importante saber como tratar.
Por exemplo, no caso de apodrecimento e manchas nas folhas, o excesso de água pode ser o vilão que resultou em fungos.
Leia também: Fungo em Suculentas: O que fazer e Evitar!
Variedades da Cooperi
Você pode encontrar variedades da cooperi, como:
- Haworthia cooperi var. doldii
- Haworthia cooperi var. imagem
- Haworthia cooperi var. truncada
- Haworthia cooperi var. venusta
Gostou de conhecer mais sobre a Haworthia cooperi? Então conte para gente se você já tem uma muda dessa e continue acompanhando os materiais sobre as espécies de suculentas do Verde na Web!
Referências:
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente