Você conhece a Suculenta Patinha de Urso?
Se você respondeu não à pergunta acima, você está no lugar certo! Hoje você vai conferir tudo sobre a Suculenta Patinha de Urso: principais características, dicas de cultivos, melhores práticas de regas, curiosidades e muito mais.
Artigos que podem te interessar:
- Planta Jade: Dicas de Cultivo e Curiosidades!
- Echeveria Runyonii: Conheça Tudo Sobre
- Suculenta Echeveria Rainbow: Tudo que você precisa saber
Principais Características da Patinha de Urso:
A Suculenta Patinha de Urso, que pode ser encontrada também a partir do seu nome científico Cotyledon tomentosa, é uma das suculentas mais charmosas que você já viu!
Isso acontece porque o seu formato parece mesmo com uma patinha de urso. As folhas dessa suculenta são verdes, mas na borda possuem uma coloração mais escura, parecendo com o formato de garras, além de serem revestidas por tricomas, que são os pelinhos que se estendem por toda a planta.
Porém, essa é uma suculenta considerada rara, por isso, pode não ser tão fácil assim encontrá-la no mercado. Já que sua origem é lá na África do Sul, país um pouquinho longe do Brasil.
Quando você encontrar, você vai perceber que essa suculenta é comercializada em pequenas mudas, mas a Patinha de Urso pode se transformar em um grande arbusto, chegando a alcançar até 50 centímetros de altura!
Mas, para que ela chegue até esse tamanho, você precisa ir trocando a suculenta de vaso conforme o seu crescimento e claro, não esquecer de proporcionar um ambiente ideal para que ela seja cultivada.
Mas então, como cultivar a Patinha de Urso?
De modo geral, os cuidados com a Suculenta Patinha de Urso são bem simples: o solo do vaso que ela vai ser plantada deve ser bem drenável, assim quando ocorrer as regas, não irá acumular água no fundo e apodrecer as raízes.
Mas então, como regar a Suculenta Patinha de Urso?
É só seguir a regrinha básica e comum entre todas as suculentas: regar o vasinho uma vez por semana, com água em abundância. Só adiante caso perceba que a terra está muito seca ou as folhas estão começando a secar.
Em relação à exposição ao sol, você deve cultivar a Patinha de Urso sob meia sombra. Por isso, é suficiente que a planta receba a luz do sol no início da manhã e no finzinho da tarde. Só tome cuidado para não expor a planta ao sol nos horários mais quentes do dia! Essa suculenta é sensível para aguentar altas temperaturas.
A Suculenta Patinha de Urso floresce?
Sim! Mas não é muito fácil fazê-la florescer, já que é necessário que a suculenta receba as quantidades ideais de água, iluminação e nutrientes para que isso aconteça.
Mas se você conseguir, vai perceber o quanto a flor é linda! Elas possuem formato de sino, e podem aparecer nas cores amarelo, laranja ou rosa entre a primavera e verão.
Como criar mudas da Patinha de Urso?
A propagação da Patinha de Urso pode acontecer de duas formas:
- Através das suas folhas: basta retirar uma folha da suculenta, bem rente ao galho e sem quebrar e deixá-la em um vaso composto por 60% terra e 40% areia. Para conferir todos os detalhes dessa técnica, continue a leitura no artigo: Como fazer mudas de suculentas? Passo a Passo!
- Através de estacas: corte uma talo da suculenta e plante em um vasinho, composto pela mesma mistura acima. Só lembre-se de deixar a estaca secar por pelo menos um dia, antes de replantá-la.
Em ambos os casos é necessário regar constantemente, principalmente no verão, já que a nova mudinha ainda não tem raízes para retirar água do vaso.
Curiosidades sobre a Patinha de Urso
Apesar da beleza dessa suculenta, é importante lembrar que ela é uma planta tóxica! Por isso, evite deixar a Patinha de Urso perto de crianças e animais.
Agora que você já sabe como tudo sobre a Patinha de Urso, comenta aqui embaixo se você já tem uma dessa em casa! Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de suculentas no blog.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente