5 Espécies de Suculentas de Sombra! Perfeitas para casa
Ao abrir o Pinterest, ou rolar um pouco o feed do Instagram, é possível perceber que a suculenta se tornou um dos principais itens da decoração de casas e apartamentos. Mas você sabia que para cultivar essa plantinha em ambientes internos é necessário ter alguns cuidados?
E um deles é escolher espécies de suculentas de sombra! Dessa forma, você garante que o cultivo da sua planta não seja prejudicada ao receber menores quantidades de luminosidade, ventilação e umidade.
Conheça a seguir as principais espécies de suculentas de sombra para cultivar em casa e deixe sua decoração ainda mais moderna e atrativa, confira!
Você também pode se interessar por:
- Tipos de Suculentas Raras: Espécies Lindas!
- Como fazer mudas de suculentas? Passo a Passo!
- Técnicas para Fazer Suculentas Coloridas
Planta Jade – Crassula ovata
A Crassula Ovata, conhecida popularmente como Planta Jade, é um coringa para qualquer decoração! Já que a mesma espécie pode apresentar diversos formatos e colorações, além de se adaptar muito bem em ambientes internos (a suculenta necessita de apenas 4 horas de exposição ao sol pleno por dia).
A Planta Jade, mais popular aqui no Brasil, apresenta hastes grossas compostas por diversas folhas verdes e ovais, aparência que a torna muito parecida como uma mini árvore.
Leia também: Planta Jade: Dicas de Cultivo e Curiosidades!
Planta Fantasma – Graptopetalum paraguayense
Apesar desse nome, a Planta Fantasma não é mal assombrada!
Essa suculenta apresenta folhas bem carnudas, que ao serem cultivadas em ambientes internos possuem coloração verde-azulado, cobertas por um pó fosco branco, deixando-a com aparência fantasmagórica, daí o seu nome.
Mas não se preocupe, esse pó é natural da suculenta e não causa alergias a você e é uma planta pet friendly, porém, ele é bem delicado, pode sair conforme você regar o vaso ou movimentá-lo.
A Planta Fantasma, se for trocada de vaso conforme seu crescimento, pode atingir até 20 centímetros de altura, crescendo em camadas e formando rosetas. Você vai perceber que quanto maiores, mais bonitas!
Leia também: Suculenta Fantasma? Conheça a Graptopetalum paraguayense
Planta Gelo – Corpuscularia lehmannii
A Planta Gelo, é uma das espécies de suculentas de sombra mais bonitas! Isso porque, durante o verão e o início do outono, pequenas flores amarelas aparecem entre suas folhas. Que, aliás, possuem um formato bem diferente, nascem carnudas, em pares opostos, levemente arredondados e com um tom verde-acinzentado.
Essas suculentas se adaptam muito bem a ambientes internos, visto que necessitam de sol pleno e meia sombra para sobreviver. Além disso, o formato das suas folhas dificulta o aparecimento de pragas, tornando-as mais resistentes às doenças comuns de jardim.
Porém, a Planta Gelo pode ser mais difícil de ser encontrada, visto que está ameaçada de extinção devido à degradação do seu habitat natural, aumento da poluição e expansão urbana para a mineração.
Planta Zebra – Haworthia Attenuata
Assim como seu nome já sugere, a Planta Zebra parece uma zebra!
Suas folhas tem a cor verde-escuro, bem grossas e pontiagudas, desenhadas com listras horizontais brancas que nascem em formato de camadas, podendo variar entre 5 a 15 centímetros de altura.
Além da sua coloração, outra característica da Planta Zebra, é que ela é uma das espécies de suculentas de sombra mais pequenas! Fazendo com que ela seja muito utilizada em decorações de casas e apartamentos, já que ela se adapta muito bem em ambientes internos com um cultivo bem simples.
Leia também: Suculenta Zebra: A Elegância em Seu Jardim
Rosa de Pedra – Echeveria carnicolor
E por último, uma das espécies de suculentas de sombra mais populares aqui do Brasil!
Além de seu nome, que já revela grande parte das suas características. A palavra “rosa” refere-se às suas folhas dispostas em formato de rosa e “pedra” porque elas eram cultivadas em ambientes pedrosos. As folhas da Rosa de Pedra são uma mistura das cores verde, roxo e cinza e levemente carnudas.
Além disso, elas crescem formando camadas, podendo chegar a até 20 centímetros de altura! Mas, o que faz essa planta a mais comum entre os brasileiros, é que o seu cultivo também é muito simples.
Ela não precisa de regas constantes para sobreviver e se adapta muito bem em ambientes internos! Ideal para fazer parte de decorações modernas e atrativas de casas e apartamentos.
Quer conferir outras espécies de suculentas para cultivar em casa? Então continue acompanhando os outros artigos de dicas de suculentas para você!
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente