Sempervivum: Como cuidar e Cultivar!
As Sempervivum são suculentas carnudas com uma roseta densa com várias colorações que chamam a nossa atenção!
Um gênero de suculentas que são uma ótima opção para quem coleciona e no artigo de hoje falaremos mais sobre!
Principais características da Sempervivum
Sempervivum é um gênero de suculentas monocárpicas que pertence à família Crassulaceae. Atualmente foram catalogadas cerca de 50 espécies.
É bem comum de ser encontrada em países, como Marrocos, Irã e Turquia e o seu habitat natural é em locais acima do nível do mar.
A coloração é algo que varia bastante, é bem comum encontrar espécies que estejam entre as cores verde, amarelo, laranja, rosa, vermelho e marrom. Agora a sua roseta, como já falamos, é bem densa e ao redor dela surgem diversos ramos que dão origem a novas.
Um ponto de atenção é que às vezes são difíceis de serem reconhecidas, pois o crescimento de uma mesma espécie pode dar diferentes resultados, além disso, as pessoas costumam confundir com as do gênero Echeveria.
O que é monocárpica?
O lado triste é que as semprevivum são monocórpicas, isso significa que vai florescer só uma vez e depois vai morrer.
O lado positivo é que até isso acontecer, deve levar cerca de 2 a 3 anos, que é quando a suculenta está na fase adulta dela e até lá já foi possível retirar várias mudas.
Como cultivar a Sempervivum?
É uma ótima escolha para usar nos mais diversos tipos de jardins e crescem bem também em vasos e recipientes, pois são suculentas bem resistentes!
Dicas de cultivo:
- Iluminação/Sol: Escolha um local que receba bastante sol e evite locais internos, essa é uma suculenta que não gosta do cultivo interno.
- Regas: Durante a fase de crescimento o ideal é que o solo esteja sempre úmido, mas depois dessa vez regue somente quando estiver seco ou 1x na semana.
- Temperatura: Diferente de outras espécies, essa suculenta não gosta de temperaturas acima de 24° graus, o que ela gosta é de frio, podendo suportar até -34° graus.
- Substrato: Indicamos que seja utilizado um substrato próprio para suculentas ou pra plantas ornamentais que tenha bastante drenagem para não acumular água.
- Vaso: Escolha um vaso do tamanho apropriado e que tenha buracos pra que a água possa escorrer.
Doenças que podem surgir
Falamos um pouco sobre os cuidados das espécies da Sempervivum, entretanto como toda suculenta essa também pode adquirir doenças.
Algumas das doenças que podem atingir essa suculenta:
Como fazer mudas
O processo de como fazer mudas de suculentas é bem simples e separamos dois métodos que vão te ajudar.
- Remoção das mudas: É o método mais fácil e simples, durante a primavera e o verão remova com delicadeza as mudas que saem da roseta principal e faça o replantio em um vaso do tamanho adequado.
- Sementes: As suas flores geram sementes, após a colheita, leve essas sementes para dentro de casa e enterre gentilmente numa bandeja com substrato e mantenha úmido com borrifadas.
O processo de sementes é mais difícil e leva até sete semanas para germinarem, então sugerimos que você siga a opção de remoção de mudas.
Gostou de conhecer mais sobre? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais dicas de suculentas no blog.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente