Tipos de Cachepot: Conheça os 9 Principais e a Sugestão de planta para cada

Tipos de Cachepot: Conheça os 9 Principais e a Sugestão de planta para cada

Um objeto que pode mudar e crias ambientes únicos. Esse é o cachepot que tem um charme especial e é uma ótima opção na decoração de ambientes.

Hoje vamos falar sobre os principais tipos de cachepot que podem ser encontrados junto com uma sugestão de uso para cada modelo.

Tipos de cachepot - Fonte: Africa Images via Canva
Tipos de cachepot – Fonte: Africa Images via Canva

O que é um Cachepot?

Antes vamos relembrar, o que é um cachepot e para que serve, um cachepot é um objeto decorativo que você vai usar para colocar o vaso da sua planta dentro dele.

Lembre-se que não tem furos no fundo e vai servir como uma “casinha” ou um pratinho que usamos para acumular água, só que mais alto.

O ideal é usar o cachepot e o vaso juntos para facilitar na hora de trocar de recipiente e também na manutenção da planta e remoção de água e terra que podem ficar no fundo.

Leia mais em: Cachepot: O que é e Pode plantar dentro de um?

Principais Tipos de Cachepot

Agora que relembramos você sobre o que é, vamos falar dos principais tipos de cachepot que você pode encontrar. São muitos modelos que existem, então para te ajudar vamos falar dos mais populares.

1- Porcelana

Os cachepots de porcelana vão dar um ar de sofisticação aos ambientes mais clássicos, mas o problema é que eles podem ser mais frágeis, então escolha locais seguros para deixar.

Uma sugestão de planta é a orquídea que é uma flor sofisticada e vai combinar muito bem com a porcelana.

2- Cerâmica

Um pouco mais robusto que a porcelana, o cachepot de cerâmica é um modelo que nunca sai de moda que possui uma grande variedade de cores e padrões que vão dar ajudar a destacar o ambiente.

Uma sugestão de planta é as suculentas que são versáteis e ficam bem em cerâmica.

3- Madeira

Buscando um visual mais rústico ou natural, então os cachepots de madeira são a escolha ideal e vão combinar com todos os tipos de plantas gerando um ambiente mais acolhedor.

Uma sugestão de planta é a Ficus que tem folhas verdes e robustos que vai ajudar a criar um contraste com o cachepot de madiera.

4- Vidro

A modernidade está presente nos nossos dias e o estilo clean vem ganhando mais relevância, então o cachepot de vidro é a escolha perfeita que vai deixar que você veja as raízes e a terra.

Uma sugestão de planta é o Musgo que vai permitir criar um “mini jardim”.

5- Suspenso

Não tem muito espaço ou está pensando em criar uma decoração suspensa? Então considere usar os modelos de cachepots suspenso que vai da para colocar no teto e gerar um ambiente contemporâneo.

Uma sugestão de planta é a Samambaia que vão dar um toque tropical ao ambiente.

6- MDF

Uma maneira de economizar e criar cachepots únicos é através dos modelos de MDF que vão permitir que você possa pintar, colocar tecidos e até mesmo desenhar neles.

Uma sugestão de planta é a Pilea que é fácil de cuidar.

7- Papel

Outro modelo para quem quer economizar é os cachepots de papel que normalmente são de papelão mais grosso ou papel machê, o ponto negativo é que não vão durar muito igual outros materiais sendo ideal para eventos.

Uma sugestão de plantas são as suculentas que vão servir como presentinhos em eventos.

8- Palha

Para um ambiente mais Boho Chic ou tropical, a opção de palha é leve e combina muito bem com esses ambientes sendo bastante usado em varandas e áreas externas cobertas que vai adicionar um toque rústico.

Uma sugestão de planta são os Cactos que vão trazer um clima de deserto e combinar com o cachepot de palha.

Leia também: 10 Modelos de Cachepot para Suculentas e Cactos

9- Cimento

Um visual mais industrial e chique, o cachepot de cimento é a opção ideal, o material é extremamente durável e resistente e vai ajudar a dar um ar moderno ao espaço.

Uma sugestão de planta é a Zamioculca que tem uma folhagem brilhante e vai se destacar em um ambiente moderno.

Gostou de conhecer os principais tipos de cachepots? Então continue acompanhando os nossos materiais de jardinagem no blog Verde na Web e compartilhe a sua experiência nos comentários também!

Verde na Web

Verde na Web

O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.