HomeDicas de cultivoVaso para Rosa do Deserto: Garanta um Crescimento Saudável

Vaso para Rosa do Deserto: Garanta um Crescimento Saudável

Grupo de descontos no Whatsapp

Receba descontos em produtos de jardinagem no whatsapp

4.8
(5)

A Rosa do Deserto – Adenium obesum é uma planta nativa da África e Península Arábica que ganhou o coração dos brasileiros por conta do seu formato único que é resultado do levantamento do caule que até lembra a técnica de fazer e como cuidar de bonsais.

Uma dúvida que recebemos com frequência aqui no Verde na Web é sobre o vaso ideal para a rosa do deserto e neste artigo você vai conferir dicas de acordo com cada etapa da planta.

img - vaso para rosa do deserto - fonte: GettyImages via Canva
img – vaso para rosa do deserto – fonte: GettyImages via Canva

Qual o tipo de vaso para Rosa do Deserto?

Vamos separar o desenvolvimento da rosa do deserto em três etapas – Muda, Planta Jovem e Planta Adulta. Cada etapa dessa vai requerer um vaso diferente para garantir um bom desenvolvimento e chegar a um resultado lindo.

Muda de Rosa do deserto:

Neste momento estamos falando da primeira fase de crescimento, então o ideal é utilizar uma sementeira que é menor e vai garantir que a planta consiga desenvolver suas raízes em um pequeno espaço de forma saudável e ganhe força durante 3 a 4 meses.

Planta Jovem:

Depois de retirar a muda, o próximo passo é trabalhar no desenvolvimento das raízes para que a Rosa do Deserto acelere o crescimento, então escolha vasos de plástico de acordo com o tamanho da planta para que a planta tenha a sensação de “confinamento”.

Nos vasos de plástico, a sugestão é não fazer o levantamento do caule, pois queremos que a Rosa do Deserto ganhe força e desenvolva as raízes e um ponto benefício é que os vasos de plástico tendem a esquentar, o que ajuda a evitar o aparecimento de fungos.

Planta Adulta:

A rosa do deserto pode levar até 2 anos para ficar adulta, então a partir do momento que está ocupando cerca de 1/3 ou 2/3 de um vaso bacia ou de cimento já é uma bom momento para fazer a transferência do vaso de plástico e começar a fazer o levantamento do caule após o primeiro ano de vida.

Recapitulando os tipos de vasos:

  • Vaso Sementeira: Ideal para mudas durante 3 a 4 meses.
  • Vaso de Plástico: Ideal para plantas jovens que vão desenvolver raízes até 1 ou 2 anos.
  • Vaso Bacia: Ideal para plantas adultas que vão começar a ter o levantamento de caule.
    Confira os modelos disponíveis para compra de vaso bacia para rosa do deserto.
  • Vaso de Cimento: Ideal para plantas adultas oferecendo mais suporte e estabilidade para a rosa do deserto.
    Confira os modelos disponíveis para compra de vaso cimento para rosa do deserto.

O que colocar dentro do vaso?

Outra dúvida comum é sobre o substrato que deve ir dentro do vaso da rosa do deserto.

Se for um substrato caseiro, então a composição deve ser de areia grossa, húmus de minhoca, terra vegetal e carvão. Lembrando que é 40% Areia, 20% Carvão e 40% os demais materiais.

Você também pode optar por substratos prontos como é o caso do substrato Forth para Rosa do deserto e fertilizante, abaixo estão dois links de compra.

Pode colocar brita no fundo do vaso?

Não tem carvão em casa e não sabe onde conseguir? Uma opção é utilizar a brita que é um material de construção que vai servir para manter a umidade da terra previnindo o aparecimento de fungos e melhorando a drenagem ajudando a rosa do deserto a se desenvolver.

Gostou de conhecer mais sobre os vasos para rosa do deserto?

Recapitulando que a escolha do vaso ideal para a rosa do deserto é baseada no momento de vida da planta que vai refletir no desenvolvimento e no tempo que vai levar para chegar a um exemplar grande e imponente. Um agradecimento ao Prof. Hermeson Cassiano que produziu dois materiais explicando sobre a escolha dos vasos.

Aproveitamos esse momento para te convidar a deixar o seu comentário compartilhando o que você achou interessante e continr acompanhando os materiais sobre dicas do nosso blog Verde na Web!

Referências:

Prof. Hermeson Cassiano e as Plantas

Blog Plantei

Esse artigo foi útil? Avalie

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Verde na Web
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Siga o Verde na Web no Google Notícias
Artigos relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. Atualmente , há um mês vomprei uma muda de rosa preta. O meio do caudex estava muito mole e cheirando mal, compreio no mercado livre e o vendedor não trocou o produto, veio sem vaso e raízes lavadas, como a troca não foi possível plantei num vaso meio pequeno de plástico, e em um mês o caudex ficou norma voltou com a cor total do caudez, porém começou a brotar folhas novas , porém vi que as folhas novas foram queimadas pelo sol, então coloquei num lugar onde recebe umas 4 horas dd dol e depois sombra a tarde d a noite, água w vezes nz semana, mas a rosa tem 2 meses e não voltou a produzir novas folhas, a espécie é negra e quando recebi a muda caiu todas as flores o que eu acho normal, devido a muda vir de Cuiabá sem vazo. Pergunto e normal demorar para produzir novas folhas ou galhos, será que essa planta ainda se recupera, do Trauma do caule ( sei que o caule está duro a cor é igual ao restante do caule,
    Obrigado se puder ajudar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas

- Advertisment -