Bokashi:  Conheça essa técnica Japonesa

Palmeira
Palmeira

O bokashi é uma técnica japonesa de compostagem que utiliza microorganismos para acelerar a decomposição de resíduos orgânicos.

O bokashi é uma mistura de micro-organismos com materiais orgânicos, transformando  em um composto rico em nutrientes para as plantas.

O que é bokashi?

Enriquece o solo com nutrientes essenciais, melhorando sua fertilidade, também ajuda a reter a umidade do solo, reduzindo a necessidade de irrigação

Benefícios do bokashi

Primeiro, você precisa obter os ingredientes necessários, como restos de alimentos, cascas de frutas e vegetais, papelão, serragem, entre outros.

Como fazer bokashi

Conheça o Blog de Jardinagem e Casa

Em seguida, você deve misturar esses materiais em um recipiente, adicionando também uma fonte de microorganismos, como um ativador de bokashi

Como fazer bokashi

A mistura precisa ser mantida em um local fechado e protegido da luz solar, onde ocorrerá a fermentação por cerca de 21 dias

Como fazer bokashi

Pode ser utilizado em hortas, jardins e vasos de plantas. Faça pequenos buracos na terra e coloque uma colher de sopa de bokashi em cada um deles.

Como utilizar o bokashi

Depois cubra o bokashi com uma camada fina de terra e regue bem a área.

Como utilizar o bokashi

Conheça o Blog de Jardinagem e Casa

Uma técnica simples e eficiente para compostagem de resíduos orgânicos. Experimente fazer o seu próprio bokashi e desfrute dos benefícios dessa prática sustentável!

Conheça o Blog de Jardinagem e Casa