Como Cuidar de Musgo no Jardim, Casa e Terrário

Verde na Web

O que é Musgo?

Os musgos são plantas não vasculares, o que significa que não possuem raízes, caules e folhas verdadeiras como a maioria das outras plantas. Eles fazem parte do grupo Bryophyta e são conhecidos por estarem em ambientes úmidos e sombreados.

O que é Musgo?

Normalmente, você vai encontrar musgos em locais com mais sombras e umedecidos do seu jardim ou em pedras e em trocos de árvores com aquela caracterítisca bem definida de revestimento verde.

Cuidar dentro de Casa

Coloque o musgo em um local onde tenha claridade sem incidência direta dos raios solares e na hora de regar, a água da torneira precisa descansar durante a noite antes de usar.

Siga o Verde na Web no Instagram

Cuidar no Jardim

Escolha um local macio e totalmente plano que tenha umidade e sombra.  O musgo prefere luz indireta e um solo mais ácido com cerca de 5 a 5,5 de PH. Na hora molhar escolha mangueiras de bico fino.

Cuidar no Jardim Vertical

É necessário que a planta esteja em toda a superficie da parede e que possua uma sistema de irrigação contínua e automática. O ideal é contar com a ajuda de um especialista para auxiliar.

Como fazer um terrário

Você vai precisar de: Recipente de vidro transparente com uma tapa Solo leve e com boa drenagem Cascalho, PEdrinhas e Carvão ativado Escolha o tipo de musgo

Como fazer um terrário

1. Lave o recipiente de vidro com água e sabão 2. Faça a mistura do cascalho, pedrinhas, carvão ativado e espalhe pelo fundo do recipente com cerca de 2.5cm de altura 3. Coloque o musgo para evitar que a terra grude debaixo do cascalho

Como fazer um terrário

4. Coloque a terra em uma camada de 5 a 8cm e aperte levemente a terra 5. Lembre-se de colocar os objetos maiores no fundo e os objetos menores na parte da frente 6. Realize o plantio da planta escolhida e adicione mais musgo nos objetos maiores

Onde Comprar?

Existe a opção de comprar em lojas online que tem seções de jardinagem, a vantagem de comprar online é que você pode conseguir espécies mais raras ou exóticas de musgos, como por exemplo o Marimo.

Leia mais sobre: Como cuidar de Musgos