Fertilização de Plantas: Transforme o seu jardim

Verde na Web

Características

Um dos fatores que determinam o sucesso de uma plantação é a fertilidade do solo e das plantas, então fornecer os nutrientes necessários para as plantas é fundamental para o desenvolvimento saudável e forte.

O que é a Fertilização?

A fertilização do solo é a ação que vai fornecer os nutrientes necessários paras plantas que pode ser feito através de adubos orgânicos, inorgânicos, granulados e líquidos que visam repor os nutrientes da área de plantio para o desenvolvimeno das plantas.

Fertilizantes Orgânicos

São ricos em matéria orgânica, como esterco, compostagem e restos de alimentos. São ótimos para enriquecer o solo e melhorar sua estrutura.

Fertilizantes Inorgânicos

São produzidos pela agroindústria e contêm nutrientes específicos para as plantas. Sua base química é conhecida pela sigla NPK, que representa nitrogênio, fósforo e potássio.

Granulados e Liquidos

São pequenos grãos que liberam os nutrientes lentamente no solo ou diluídos em água e aplicados diretamente nas plantas.

Por que fazer?

A resposta é bem simples! Serve para ajudar as plantas a crescerem saudáveis, pois com o passar do tempo o solo vai perdendo os nutrientes e a fertilização vai ajudar a repor esses nutrientes que estão sendo perdidas.

Siga o Verde na Web no Instagram

Como fertilizar?

Escolha o fertilizante correto: Pesquise pela sua espécie de planta e verifique as opções de fertilizantes disponíveis, por exemplo, no caso de suculentas temos opções da forth que já vem com a quantidade correta.

Como fertilizar?

Fertilize no momento correto: Uma boa adubação ocorre antes do período de florescimento ou após a colheita ou poda da planta. Uma dica é não fazer a adubação no outono e inverno que são épocas que as plantas costumam entrar em fase de hibernação.

Como fertilizar?

Onde colocar o fertilizante:  Não coloque o fertilizante próximo a raiz e do caule e nem deixe exposto ao sol, o ideal é que fique nas beiradas do vaso para evitar que as raiz possa acabar queimando.

Como fertilizar?

Regue a planta: Após colocar o fertilizante, regue a planta para ajudar a distribuir os nutrientes no solo.