Mudas de Cacto: Os 4 Jeitos de fazer!

Verde na Web

Saber como fazer mudas de cacto é um processo que muitas pessoas que colecionam gostam de fazer e assim conseguem novos exemplares da sua espécie favorita.

Quando deve ser feito

O que sugerimos é que seja feito em cactos que estejam a partir do vaso de tamanho 11 ou que já estejam grandes.

O que vai precisar

Deixamos uma listinha dos itens necessários: Substrato para Suculentas e Cactos – Vai garantir a drenagem  Luva de couro – Para trazer segurança e evitar espinhos na mão  Fita crepe ou Veda rosca  – Para fazer o enxerto Faca ou Tesoura – Para ajudar nos cortes

Mudas de cacto colônia

O Cacto em colônia é aquele que tem vários brotos saindo do cacto principal e para retirar novas mudas é bem simples. Coloque sua luva, escolha um broto que já esteja grande e remova ele com a tesoura ou até mesmo com a mão sem ferir a planta principal e a muda.

Siga o Verde na Web no Instagram

Cacto segmentados

Já os cactos segmentados são aqueles que vão crescendo um “acima” do outro.  Um bom exemplo de cacto segmentado é o cacto mickey. Para retirar mudas desse tipo de cacto, coloque sua luva de couro, pegue o segmento e faça movimentos no sentido de girar para remover na base.

Cacto em Torre

Um exemplo desse tipo é o cacto castelo de fadas que cresce em vários aglomerados formando uma torre.  Na hora de separar a nova muda é necessário prestar mais atenção, você vai buscar por segmento do cacto que tenha uma torre principal e que pode ter brotos ao redor.

Cacto em Enxertia

Esse é o método que leva mais tempo pra ver o resultado final.  O motivo disso é que a enxertia é a união de duas partes das plantas.  Então em um exemplo, você pegaria o cacto mandacaru e faria um corte limpo uns 5cm abaixo do seu topo, depois pegaria uma muda de cacto cabeça de frade e colocaria no corte que foi feito.

Cacto em Enxertia

Somente isso não é o suficiente para garantir a enxertia, então para completar seria necessário utilizar a fita crepe para prender o cacto cabeça de frade junto ao mandacaru.