Planta doente?  Dicas de como identificar e Previnir

Verde na Web

Você já teve aquele momento em que olhou para sua planta e percebeu que ela não estava tão radiante quanto antes? Assim como nós, as plantas também têm seus dias ruins, mas ainda assim podemos ajudá-las a se recuperar.

Folhas Amareladas  ou Murchas

Dependendo da situação pode ser uma reação natural ao ciclo de vida da planta, agora, se muitas folhas começarem a amarelar ou murchar simultaneamente então pode representar um sinal de falta ou excesso de água que pode acabar deixando a planta doente.

Manchas nas Folhas

Pequenas manchas marrons, pretas ou de outras cores podem indicar a presença de fungos ou bactérias. Estas manchas podem crescer ou multiplicar-se rapidamente.

Folhas com Buracos ou Bordas Roídas

Normalmente é causado por insetos que estão se alimentando da planta, então o principal sinal é buracos irregulares e nas bordas das folhas sinais de mastigação.

Siga o Verde na Web no Instagram

Crescimento lento ou atrofiado

Percebeu que o crescimento da planta está lento ou até mesmo atrofiado, saiba que pode ser uma combinação de fatores, como a falta de nutrientes e a quantidade de luz incorreta.

Pragas mais comuns

É comum que as pragas passem despercebidas até que os danos se tornem visíveis e a planta fique doente, entre elas estão: Pulgões, Cochonilhas, Lagartas, Ácaros, Lesmas e caracóis

Como previnir

Para manter um jardim saudável, é essencial conhecer as necessidades específicas de cada planta, seja em termos de luz ou sombra. É crucial inspecionar as plantas semanalmente para detectar pragas ou irregularidades.

Como previnir

Garanta que elas estejam no local adequado com a luz e ventilação corretas, evitando água estagnada que pode gerar fungos. Além disso, forneça a fertilização correta, evitando excessos ou deficiências de nutrientes.