Cacto Amendoim: Conheça tudo sobre essa espécie!

HomeCactosEspécies de CactoCacto Amendoim: Conheça tudo sobre essa espécie!

Publicado em

RodaZen
Loja de Produtos Zen

Compre produtos Zen, como estatuas, incensos, incensários, pedras e muito mais.

O Cacto Amendoim é uma espécie bem popular aqui no Brasil, por isso, é bem comum que você já tenha um vasinho desse em casa.

Se for o caso, você não precisa se preocupar, porque cultivar esse tipo de cacto em casa é muito fácil, sendo até considerado como uma das melhores espécies para quem está começando na jardinagem.

Ficou curioso? Então continue acompanhando esse artigo para conhecer tudo sobre o Cacto Amendoim, incluindo: principais características, dicas de cultivo e como fazer mudas!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Principais Características do Cacto Amendoim:

O Cacto Amendoim possui esse nome popular por conta da estética dos seus cactos, que são bem parecidos com pequenos amendoins em cima de um vaso! Mas, cientificamente ele tem um nome um pouco diferente: Echinopsis chamaecereus.

Normalmente essa espécie é comercializada em vasinhos pote 6, aqueles bem pequenininhos. Porém, o que muita gente não sabe é que quando esse cacto é cultivado em um vaso maior, ele pode alcançar até 1 metro de comprimento, adquirindo formato pendente e bem comprido.

Além disso, esse cacto possui pequenos espinhos, chamados de “espinhos macios” já que não machucam tanto como outras espécies. Mas, se você tem crianças ou animais de estimação, é importante manter o seu vasinho longe para evitar acidentes.

O Cacto Amendoim também pode florescer, isso acontece entre os meses da primavera e verão e quando a planta atingir a sua fase adulta. Essas flores são vermelhas, grandes e bem bonitas! 

Como cultivar o Cacto Amendoim?

Cultivar o Cacto Amendoim é bem fácil igual como cultivar todos os outros cactos, com alguns cuidados que vamos te ensinar logo abaixo, você vai ter vasinhos lindos e muito saudáveis, confira:

  • Iluminação: Esse cacto precisa ser cultivado sob sol pleno, ou seja, ele precisa receber iluminação diária do sol por pelo menos 5 horas! Por isso, evite ao máximo cultivar essa espécie na sombra ou dentro de casa.

  • Temperatura: Esse tipo de cacto é bem resistente às altas temperaturas, mas ao contrário, é preciso tomar cuidado! No outono e no inverno, o cacto pode crescer mais lentamente devido às temperaturas mais baixas.

  • Regas: Assim como todo cacto, o amendoim não é diferente, ele resiste muito bem a períodos de secas, por isso, faça regas somente quando perceber que o solo do vaso está seco. Conferir o vasinho uma vez por semana, é uma boa frequência.

  • Umidade: Esse cacto não gosta de umidade, já que o excesso de água no vaso pode apodrecer as suas raízes. Então na época de chuva, é importante deixar o cacto em um local mais coberto.

  • Vaso: Escolha vasos com furos no fundo para permitir a saída da água em excesso e também vasos que acompanhem o crescimento e o tamanho do cacto.

  • Substrato: O solo ideal para o Cacto Amendoim é drenado e arenoso. Por isso, uma boa opção é misturar terra adubada, com areia de construção e pedriscos, em uma proporção de 50%, 30% e 20% respectivamente. Caso prefira, pode optar por comprar um substrato específico para cactos também.

Como fazer mudas do Cacto Amendoim?

Você vai perceber que ao redor do cacto maior, começará a nascer pequenos brotinhos. É através desses pequenos brotos que você irá fazer as mudas do Cacto Amendoim.

Puxe cada brotinho com uma pinça, com muito cuidado, e deixe esses pedacinhos secarem por dois dias. Depois, prepare um vaso com aquela mistura que mencionamos em alguns parágrafos acima (terra, areia e pedriscos) e plante cada broto.

Regue as mudas uma vez por semana e rapidamente, você vai perceber que as raízes vão começar a crescer e o seu cacto se desenvolver!

Gostou de conhecer mais sobre o Cacto Amendoim? Lembre-se de deixar o seu comentário com mais dicas de cultivo que você ache interessante e conheça mais especies de cactos no blog.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

André Oliveira
André Oliveira
O site "Verde na Web" é gerenciado com dedicação ao cultivo de plantas, à produção de conteúdos que solucione questões e problemas relacionados à jardinagem buscando estimular a prática da jardinagem fornecendo conteúdo relevante e acessível, aumentando o conhecimento sobre e promovendo um maior contato com a natureza. Oferecemos conteúdos qualidade, incluindo dicas para cuidar de plantas, criar hortas, conhecer espécies de flores, plantas, suculentas, cactos, além de ideias de decoração e projetos de faça-você-mesmo
Fique por Dentro!

Cadastre-se e fique atualizado dos últimos artigos do Verde na Web

Artigos Relacionados